segunda-feira, 17 de maio de 2021

Pessoas tóxicas

               Ao ligarmos a televisão ou entrarmos em um site de notícias, quase que diariamente ficamos sabendo de casos em que a violência emocional toma conta. Existe uma toxidade em nossos relacionamentos, dentro de casa, onde deveríamos poder sermos nós mesmos sem repreendas, as vezes um cônjuge domina o outro pelo simples prazer, usa o medo e a insegurança para tornar o outro dependente emocional.
               Vemos pais dominando e deixando seus filhos doentes com tantas cobranças, famílias inteiras sofrendo emocionalmente por causa de uma única pessoa, as vezes acreditamos que fora de casa isso não irá acontecer, ledo engano, pessoas tóxicas existem em todo lugar.
               Assim como um relacionamento abusivo, a amizade tóxica tem uma única base, o medo. É uma combinação de duas pessoas com baixa estima que usam o medo como ferramenta de domínio, é engano imaginar que o abusador tem alta estima.
               De um lado, existe uma pessoa que impõe o medo, e de outro, alguém que sente medo. Essa dinâmica faz parecer que existe uma relação de poder entre essas pessoas, onde um é o manipulador e o outro o manipulado, um deles é o controlador e o outro o controlado. Na prática é mais ou menos assim: sua amiga faz drama e ameaça quando você decide fazer algo diferente, ela dá um escândalo se ouve algo com o qual não concorda, reclama do universo porque que as coisas fluem com você e não com ela, é mimada e controladora.
                Essa necessidade de manipular e gerenciar a vida do outro advém de um sentimento de posse e superioridade sobre o outro, coisa que não é real. Nenhum ser é melhor que o outro, afinal fomos criados a imagem e semelhança do Pai, todos estamos aprendendo a cada instante. Portanto isso é uma ilusão que só trás sofrimento aos envolvidos.
                 Dias desses, em um atendimento no meu consultório, minha paciente relata que tem uma amiga que sempre a desprestigia, faz questão de frisar que ela é desajeitada, fala muito alto e que se não fosse pela bondade dela nunca teria amigas. Essa paciente estava deprimida e entrando em profundo mal estar, por acreditar que não era merecedora de nenhuma amizade.
                 Quando reencarnamos seguimos uma certa programação para nosso melhor aprendizado. A maioria das pessoas que surgem em nosso caminho estão ligadas a nós por algum motivo, para ajudar ou ser ajudado. Os amigos são presentes do universo, mas as vezes atraímos pessoas com um único proposito, o de trazer sofrimento. Porque atraímos esse tipo de pessoa?
                 Existe todo tipo de gente circulando ao nosso redor, quando estamos em equilíbrio atraímos pessoas, energias boas e prósperas, mas quando, por algum motivo baixamos nossa vibração com pensamentos e atitudes negativas, iremos atrair os que estão na mesma sintonia, ou seja, de certa forma se estamos em meio a pessoas tóxicas é porque ainda não aprendemos a não ser tóxicos.
                 A única forma de mudarmos isso é aprendermos a dominar nossas más tendências, desenvolver o controle de nossas emoções, colocarmos nosso ego para dormir e descobrirmos que podemos ser felizes sem pisar em ninguém; a grande verdade é que a mudança é interna, cabe a cada um de nós desenvolvermos empatia com nós mesmos e com os que nos cercam, somente assim estaremos repelindo as pessoas tóxicas de nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário