segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Seja ético em suas atitudes

                   Nos últimos anos fala-se muito em ter opinião própria, em liberdade de expressão, em valorização das minorias; mas como podemos ter opinião se não existe tempo ou motivação para o estudo, pesquisa e discussão sobre qualquer assunto? É possível ter opinião e liberdade de expressão coerente sem conhecimento?
                   Nem todo mundo nasceu destinado a essa exposição nas redes sociais. Existem pessoas tímidas, anônimas e inseguras que se lançam ao mundo da internet expondo certas ideias e conceitos, criados por elas mesmas, são centenas ou milhares de vídeos e cursos chamando a atenção para algo que geralmente não tem importância nenhuma.
                   Por causa de uma pandemia mundial, muitos foram obrigados a permanecer dentro de suas casas, sem nada para fazer. As redes sociais foram a saída ou fuga necessária para não enlouquecermos. Não estou dizendo que tudo o que está na internet é ruim, mas boa parte não serve de nada, além de criar uma variação enorme de preconceitos e crenças em nossa mente.
                   As redes sociais são um espelho do que a pessoa realmente sente e faz, afinal sabemos que os destemperos, os preconceitos, a raiva e ira desencadeada por determinados assuntos acontece também dentro de nossos lares. O que passa na mente de uma pessoa se expor desse jeito? Se vitimizar e chamar atenção para algo triste ou ruim?
                  A liberdade de expressão é uma conquista da civilização e deve ser garantida como um direito de todos, mas é obvio e necessário discernimento, para não cairmos nas armadilhas de quem deseja somente aparecer, ser visto e idolatrado. Nada justifica certas opiniões descontroladas, manifestações que incentivem o preconceito, a mentira e a difamação.
                 Allan Kardec, no livro dos espíritos, trata da liberdade de pensamento, inalienável do ser: ''É pelo pensamento que o homem goza de uma liberdade sem limites, porque o pensamento não conhece entraves.'' E pergunta aos espíritos: '' O homem é responsável por seu pensamento? Resposta dos espíritos: Ele é responsável perante Deus, só Deus pode conhece-lo, condena-lo e absolve-lo segundo sua justiça.''
                 Todos temos a liberdade sem limites de pensar o que quisermos, mas não em relação a expressão desse pensamento. A partir do momento em que achamos normal certas ideias preconceituosas, aceitamos insultar a dignidade, a moral e a ética do outro, valorizamos a violência contra qualquer ser vivo; deixamos de lado o respeito pela vida e sem falar que nos mostra o quanto nossa sociedade está em decadência.
                 Somos responsáveis pelos escândalos que provocamos ou aceitamos, e seremos cobrados por isso. Liberdade de expressão não está associada a comportamentos infelizes e imaturos. Somos muito mais do que este corpo, muito mais do que palavras jogadas ao vento. Somos seres espirituais únicos e em constante evolução, agregando conhecimento e limpando nossas emoções.
                 Você pode falar sobre tudo, pode falar o que quiser, use sua liberdade de expressão de forma plena, desde que não vá ferir a liberdade do outro. O que é mais importante, seu discernimento ou sua liberdade de expressão?
                Assista de tudo, fale sobre qualquer assunto, reflita sobre o que pode acrescentar coisas boas em sua vida, seja pleno em seu dizer, fazer e pensar, seja sempre ético em suas atitudes. Somente assim terá uma vida repleta de conhecimentos e realizações. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário