terça-feira, 13 de setembro de 2022

Doenças físicas e espirituais

             Segundo Hipócrates, considerado o pai da medicina, ''a cura é uma questão de tempo, mas por vezes também é uma questão de oportunidade''. As vezes em nosso caminho terreno nos deparamos com doenças e suas complicações, porque isso acontece comigo? O que fiz para merecer essa doença?
             Por vezes um estilo de vida desregrado ou descuidado pode responder algumas de nossas perguntas, mas quando nada do que fazemos ou pensamos responde nossos questionamentos, precisamos ir mais fundo em nosso passado para compreender a lei de causa e efeito. Afinal a vida atual não é nossa única encarnação, nascemos e morrermos inúmeras vezes e a cada nova experiência algo novo se aprende e é claro que também cometemos muitos erros, cedo ou tarde somos cobrados por isso.
               Para nascermos precisamos de um corpo físico que é moldado por nosso corpo espiritual, corpo este que acumula tudo o que não aprendemos, pois aquilo que já sabemos fica gravado em nossa mente espiritual. Tudo o que pensamos e sentimos está associado a forma como agimos e reagimos, existe uma interação gigantesca entre os inúmeros corpos que possuímos, tudo em nossa vida está intrinsicamente ligado ao corpo físico, o mental, o espiritual e o emocional, somos a somatória deles.
               O corpo físico é a última etapa a ser alcançada para que alguma doença se manifeste, ocorrem de acordo com os sentimentos e as energias que alimentamos a nossa alma. O primeiro estágio da doença ou do mal estar acontece no períspirito, pois é a partir dele que se forma o corpo físico, no períspirito fica gravado tudo o que precisamos aprender, para que o corpo seja moldado propiciando este aprendizado.
                 A cada novo corpo, novas doenças e aprendizados nos são oferecidos para nossa evolução, com o passar do tempo certos distúrbios são ampliados pela nossa falta de aprendizado, adoecendo o corpo e consequentemente o espírito. O contínuo desequilíbrio espiritual faz com que nossos centros de força ou chacras comecem a desalinhar, influenciando o corpo neste desequilíbrio.
                Chamamos este processo de somatização, isto é, a soma de diversas desarmonias mentais e emocionais, próprias do individuo e a influência exercida pelas energias e espíritos obsessores.  Logo, somatização, desequilíbrio e obsessão, de maneira geral, caminham juntas. Afinal nós atraímos tudo o que repetimos mental e emocionalmente.
                 As doenças físicas, emocionais e espirituais podem ser classificadas como baixa, média ou alta gravidade dependendo do caso, neste sentido é importante contar com o apoio da família, amigos, terapeutas e médicos para que possamos superar este momento ruim, pedir ajuda é sempre a melhor alternativa, vivemos em um grupo familiar e de amigos para que possamos nos ajudar.
                  Observa-se que há algo muito importante em relação a doença e sua melhora, existe uma superação da doença e melhor aceitação dessa prova nas pessoas que possuem fé. Acreditar que existe alguém velando por nós acalma o coração e tranquiliza a alma, a confiança de ser abençoado por um Deus, em Jesus ou na espiritualidade amiga é a motivação que muitas vezes leva a cura.
                  A doutrina espírita nos ensina que uma prece fervorosa pode nos curar, assim como a pratica no bem, o evangelho no lar, a água magnetizada e o passe magnético, afinal as doenças iniciam-se no períspirito e nada melhor do que boas energias para curar algo que ainda nem nasceu no corpo físico, o melhor caminho da cura é internalizar para encontrar o que estamos fazendo de errado e começar a vibrar e praticar o bem.
                  A cura, não necessariamente virá de forma miraculosa através de um remédio ou tratamento espiritual, mas da mudança de padrão de comportamento e da mente. Quando compreendemos que precisamos cuidar da saúde, não apenas física, mas mental, emocional e espiritual, estaremos prontos para uma vida mais leve, consciente, feliz e sobretudo saudável.
                  Quando por motivos que não entendemos, certas doenças não se curam, podem ser pela lei de causa e efeito ou de provas e expiações, afinal assumimos certas dívidas por nossos desalinhos emocionais ou de conduta e é preciso ressarcir o universo por isso. Não existe castigo, mas sim, causa e efeito.
                   Neste sentido, se num futuro próximo conseguirmos unir ciência, espiritualidade e fé, encontraremos não somente a cura, mas a solução para um outro estilo de vida, portanto a cura não é só uma questão de tempo, mas sim de oportunidade. Ao adoecermos temos a oportunidade de examinar nossa consciência e rever nossas atitudes recentes, o tempo só nos faz ajudar para mudarmos nossa conduta em prol de termos melhor saúde e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário