sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Uma mente pensante, quando equilibrada gera saúde, quando em desequilíbrio irá gerar doenças

              Diversas seitas, religiões e doutrinas já estão focando o equilíbrio espiritual ao bem estar emocional. A medicina tibetana é uma tradição antiga de cura do Tibete, o nome tibetano é Sowa Rigpa, a ciência da cura. Ao longo dos milénios, a medicina tibetana evoluiu para uma profunda filosofia, psicologia, ciência e arte, ela nos ensina que o propósito da vida é sermos felizes.
              Está tradição holística consiste em analisar sua natureza ou a constituição inata, única em fazer escolhas de estilo de vida. As escolhas saudáveis promovem a cura da fonte ou causa dos problemas, desenvolvendo consequentemente saúde por meio do equilíbrio. A medicina tibetana explica a complexa relação entre a mente, o corpo e meio ambiente, e porque a mente é a fonte de sofrimentos.
                Para ser feliz você precisa criar uma mente sã. Usando a medicina tibetana para o autocuidado e cuidado integrativo, você pode criar uma mente saudável, mesmo em seu leito de morte. Ao focarmos em nosso autocuidado conseguimos identificar nossos pensamentos e comportamentos que influenciam na saúde e felicidade. A medicina tibetana facilmente se adapta a vários cuidados integrativos.
               Segundo a medicina tibetana a saúde é o equilíbrio e a doença o desequilíbrio e seu foco é a descoberta e tratamento do desequilíbrio como primeiro passo para a cura e a saúde, enquanto que na medicina ocidental convencional o foco é no sintoma da doença e não na causa especificamente, afinal muitas vezes o desequilíbrio emocional pode surgir muito antes do que a doença física.
                O tratamentos das doenças requer a correção do desequilíbrio para poder ocorrer a cura. O real objetivo é tratar a doença e não encobrir os sintomas ou reagir a uma única anormalidade, devemos olhar o corpo como um todo e não por partes como ocorre atualmente, pois quase sempre precisamos ir a vários médicos especialistas para encontrar a solução e consequentemente a cura da doença.
                Cada sintoma que surge é causa de uma disfunção orgânica, emocional e até espiritual, e geralmente essa disfunção lança luz sobre um padrão de desequilíbrio. Acura do pensamento negativo e a escolha de um estilo de vida saudável podem restaurar o equilíbrio da mente, do corpo e do espírito. O bem estar é um processo vitalício de viver em harmonia com sua natureza ou constituição única.
                 Segundo a medicina tibetana o nosso comportamento nos afeta profundamente, assim como, afeta também quem está próximo e o ambiente. As vezes as escolhas que fazemos tem um efeito imediato e óbvio, noutras vezes não é tão óbvio a princípio, mas nos afetará mais tarde de forma indireta. A medicina tibetana nos ensina que deveríamos estar cientes das consequências imediatas e a logo prazo de nossas escolhas, para que possamos aprender a escolher o que promove a saúde e a felicidade. 
                  O sofrimento pode ser físico, mental, espiritual e emocional, isso é uma condição universal da vida humana. Na verdade a maior parte do tempo de vida é gasto tentando evitar o sofrimento ou o alivio do mesmo. A dor física não é a mesma coisa que sofrimento, embora ambos possam estar presentes juntos. Para a medicina tibetana o sofrimento resulta da forma negativa que interpretamos a vida ou como vemos a coisas que nos cercam.
                   A cura de acordo com a medicina tibetana, resulta da criação de uma mente saudável e de escolhas sobre o estilo de vida que levamos, as vezes queremos uma vida e possuímos outra, essa diferença nos causa pensamentos negativos e consequentemente o desequilíbrio. A felicidade não está associada a simples prazeres ou realizações temporárias, mas sim a uma paz duradoura, com uma vida significativa, integridade e bem estar. É disso que resulta os pensamentos positivos e uma vida equilibrada.
                   Segunda a medicina tibetana o grande motivo dos desequilíbrios e das doenças são nossos pensamentos. Tudo o que pensamos de forma negativa, irá atrair outras pessoas, pensamentos e energias que vibram nessa mesma forma e intensidade, gerando mal estar, baixa estima, mau humor e doenças como consequência.
                  Aprenda a controlar seus pensamentos, suas emoções, ações e reações, acalme a mente para ter um corpo saudável, crie um ambiente feliz ao seu redor, pois somente você tem o controle para mudar ou permanecer no mesmo lugar. Assuma o controle da sua vida, de sua saúde e equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário