sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Você conhece o tratamento pela hipnose clínica?

               A hipnoterapia ou hipnose clínica consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica. A hipnose é utilizada como auxilio no tratamento de transtornos mentais, emocionais e físicos, assim como para combater hábitos e sentimentos indesejáveis. 
               Em termos de registro, a hipnose surgiu no final do século XVIII com o médico alemão Franz Anton Mesmer, ele utilizava a hipnose não verbal no tratamento de seus pacientes. A hipnose não verbal difere em muito da hipnose clínica, na hipnose não verbal como próprio nome diz o paciente ou o hipnotizado não tem consciência do que está acontecendo, enquanto que na hipnose clínica o paciente está no controle de tudo.  
                 A hipnose não verbal criada pelo Mesmer, atualmente é chamada de mesmerismo, o paciente é colocado num transe hipnótico e fica inconsciente por alguns minutos, nesse momento o terapeuta incute em sua mente a mudança que lhe é necessária, ou seja, mudar a forma de ver os problemas, ajuda no alivio da dor e deixar de ter algum vício, existem riscos a serem levados em conta neste tratamento. Afinal o paciente fica inconsciente e terá que ter total confiança no terapeuta. Essa forma de terapia não é tão comum, mas existem adeptos.
              Nos tratamentos terapêuticos com a hipnoterapia é utilizado a linguagem verbal ou seja, o paciente está sempre 100% consciente. É através de um breve relaxamento que iremos acessar os traumas ou medos que estão gravados na mente, dessa forma podemos trabalhar nas mudanças que o paciente deseja em sua vida, através da ressignificação.
              Nessa forma terapêutica usa-se a emoção, pois somente através dela é que conseguimos modificar nossa forma de ver a vida e as dificuldades. Quando estamos relaxados acessamos o conteúdo que está no inconsciente e conseguimos identificar o porque de certas reações e atitudes. Após identificarmos o trauma, modificamos ele conforme nossa vontade, é nesse momento que fazemos uso da reprogramação neurolinguística, ela ajuda nessa mudança e na modificação de nossas crenças e medos.
              Ressignificar é trocar uma memória traumática e dolorosa por uma memória boa. Ao fazer essa troca, o momento ou a situação traumático perde seu valor emocional, a dor irá diminuir naturalmente. Sempre que por algum motivo você consciente ou inconsciente acessar essa lembrança irá automaticamente lembrar do momento que foi ressignificado e verá em sua mente a memória boa que colocamos no lugar, dessa forma a dor da lembrança desaparece.
              O uso da hipnose em si não oferece nenhum risco ou efeito colateral, pois é uma sugestão verbal utilizada para acalmar sua dor e transformar suas lembranças. O que pode acontecer é você optar por um terapeuta de baixo custo, sem qualificação profissional, moral ou ética, por isso é importante não fazer terapia com qualquer um, as vezes ser famoso não quer dizer que é um bom profissional, principalmente nos dias atuais, onde as mídias sociais estão repletas de terapeutas de fins de semana, com pouco ou nenhum conhecimento.
              Quando buscar por este tipo de ajuda, pesquise sobre o terapeuta, converse com seus pacientes ou peça indicação de algum amigo de confiança. Jamais deixe qualquer pessoa desconhecida conhecer você intimamente, pois tua mente guarda um material fantástico, um conhecimento que você adquiriu em suas experiências alegres e dolorosas, mas este material é seu e só você decide o que fazer com ele. Faça bom uso da sua mente e sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário