quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Afetividade equilibrada

                   A busca pela afetividade constitui-se uma ansiosa necessidade de intercâmbio entre os humanos, todos precisamos estar em um relacionamento qualquer para nos sentirmos bem e amados, a interação com a família, amigos, colegas e os relacionamentos sentimentais são a forma mais eficaz de equilíbrio e evolução.
                 Algumas pessoas acreditam que esta é a melhor forma de experimentar afeição, recebendo-a ou doando-a. Mas a maior de todas as afeições é o auto amor. quem não se ama, jamais amará outra pessoa de forma correta, o amor começa no intimo de cada um de nós.
                  As pessoas que possuem uma necessidade de estar perto de outras pessoas, tendem a sentir-se solitárias quando não estão cercadas por pessoas ou animais de estimação. Atualmente existe um grupo crescente que está trocando o amor humano pelo amor animal, afinal o animal é grato pelos cuidados e alimentação, é um amor sem cobranças. Essa troca pode acarretar em doenças emocionais e as vezes até a desvalorização do próprio ser humano.
                  Uma pessoa solitária que se apoia em outro individuo, que também tem necessidades afetivas, forma uma dupla de buscadores que sempre irão competir em quem tem mais afeto para dar ou receber. São buscadores de amor, afeto e carinho, mas essa busca incessante geralmente acaba em doença, os dois sofrerão.
                  É imprescindível desenvolvermos a capacidade de amar sem esperar nada em troca, pois o amor assim como todas as nossas qualidades é algo que pode ser desenvolvido e aprimorado. É preciso entender que as coisas boas podem e fazem parte de nosso convívio, mas para isso é necessário darmos um passo a frente rumo a mudança intima. 
                 No momento que entendermos que a pessoas mais importante em nossa vida somos nós mesmos, a vida mudará rapidamente, a partir daí iremos subir de patamar emocional e adentraremos ao amor próprio. Nos amarmos e nos aceitarmos é o começa da verdadeira mudança. O amor nascerá e crescerá em nós, abrindo portas para outros amores.

               É evidente que ninguém começa a se amar de uma hora para outra, começamos tímidos e lentamente. Faça uma lista com suas qualidades, comece a valorizar aquilo que você tem de melhor, amplie essa lista sempre que puder, se dê presentes, valorize cada bom gesto que você pratica. Ame sua essência, sua forma de ser, sua inteligência e seu bom humor. Busque estar perto de pessoas que pensam como você, que agem de forma simples e sincera, a partir daí é só deixar o universo te guiar por muitos caminhos e realizações.
                 A afetividade deve ser algo bom e prazeroso e jamais um tormento. Estar perto de pessoas e ser amado por elas são duas coisas completamente diferentes. Quase todo mundo tem uma certa infantilidade emocional, pois não fomos treinados a dar e receber afeto sem segundas intenções, existe um pré conceito em que homens e mulheres não podem ser amigos, aí já começa o erro, afinal somos espíritos e entre nós a identidade sexual não faz nenhuma diferença. Quando aprendermos isso seremos realmente felizes.
                A afetividade deve ser entendida e vivenciada por todos os seres sencientes, ou seja, por nós humanos, pelos animais, vegetais e minerais. Estamos todos no mesmo caminho e precisamos nos entender e nos amar. Quando se ama, instalam-se em nosso ser a beleza e a alegria de viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário