quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Dando um basta as coisas que nos impedem de evoluir

         Hoje recebi um texto do grande escritor Mario de Andrade. Vou transcreve-lo, pois é maravilhoso.
         ''Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
          Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Detesto fazer acareação de desafetos que brigam pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
          Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa. Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, quero caminhar perto  de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial.''
           Num mundo onde a futilidade toma conta de todos, onde o ter é mais valorizado do que o ser, um texto como esse faz a gente refletir, o que estamos fazendo de nossa caminhada aqui na terra? Até quando ficaremos fugindo da realidade, do compromisso com nós mesmos? Que aprendizados levaremos desta vivência curta e temporária terrena?
           Há muitos anos escrevo sobre a mudança interior, nunca houve um tempo em que estamos tão afastados do bem e da moral como na atualidade. Todos fogem do convívio se escondendo atrás das redes sociais, mostrando uma felicidade que não existe, manipulando fotos e criando perfis falsos. Em que isso nos melhora?
           A mudança ou melhora depende de nossa mente, de nossas ações, de nossos sentimentos e emoções, nada acontece sem a gente querer mudar, digo isso constantemente para meus pacientes em consultório. Não existe uma pilula mágica que você ingere e tudo muda, a mudança não fácil, muitas vezes é sofrido sair da zona de conforto, mas posso dizer com total certeza, valerá cada lágrima ou sofrimento.
           Você é um ser único e maravilhoso, nunca deixe que digam o contrário. A vida é curta demais para se incomodar com o que os outros dizem, deixe sua luz brilhar sempre mais, assuma o ser espiritual e imortal que você é e seja muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário