segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Ano novo

          O que é o ano novo para você? É a mudança no calendário? É a festividade?
          Ano novo segundo a astrologia é o ano que se inicia no dia de nosso aniversário, ou seja, cada um começa seu ano em determinada data. Segundo o catolicismo, no nascimento de Jesus começaram a contar os anos, foi o ano um, mas já se calculava o ano antes disso. Da mesma forma para o islamismo o ano é diferente, para nós espiritas ou espiritualistas a mudança no calendário quer dizer renovação.
         Renovação de pensamentos, idéias e metas. Recomeçar a cada dia é na verdade a grande mudança que precisamos, sair de nosso estado passivo para um ativo. Ativar em nós a gratidão e o amor universal, amor este tão desvirtuado na atualidade.
         No final do ano desejamos muitas coisas boas aos outros e esquecemos que temos que trilhar um longo caminho para que sintamos ou desejamos o mesmo para nós. Como é difícil assumir que não nos amamos de maneira completa e verdadeira, não nos aceitamos com nossas mazelas e dificuldades, por isso fugimos de tudo o que nos abriga a olhar para dentro.
          Observo isso diariamente em meu consultório, a fuga da realidade nos adoece, causa depressão, ansiedade e procrastinação, nos isola a um mundo triste e sem perspectivas. As vezes esquecemos de nós mesmos, preferimos ajudar os outros como desculpa ou fuga de uma vida sem graça ou rotineira. Quando na realidade o ajudado deveria sermos nós em primeiro lugar.
          A comemoração é algo prazeroso com toda certeza, pois estamos em meio a amigos e família, mas será esse o verdadeiro significado?
          Ano novo deveria significar esquecer, esquecer tudo que fizemos de errado, apagar ou deletar de nossa memória momentos ruins e dar chance as coisas novas que irão aparecer em nossa vida. As vezes de uma amizade surge o amor verdadeiro, de um abraço surge um novo amigo, de palavras soltas pode-se salvar alguém de cometer suicídio.
          Estamos tão envoltos em nossos medos, inseguranças que não conseguimos pedir ajuda, noutras acabamos por não ver que a pessoa que está ao nosso lado sente o mesmo e deixamos de ajudar quem amamos por puro egoísmo ou medo de dizer uma palavra que console.
          Aproveite este momento de reflexão e veja o que você tem feito de sua vida? Peça perdão a quem magoou, agradeça aquela pessoa que sempre esteve ao seu lado neste ano, sorria para um estranho, abrace seus amigos e familiares e se reconcilie com você mesmo.
          O verdadeiro ano novo é com você, com suas mudanças, com suas energias, com seu amor próprio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário