segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Momento de festividade

        Em momentos como este de festividades de fim de ano, eu costumo refletir sobre como foi meu ano e o verdadeiro significado das festas. O que realmente significa o natal?
        Natal segundo a igreja, seria o nascimento de Jesus. Na realidade o nascimento de Jesus segundo os pesquisadores, aconteceu em março, muito próximo a páscoa judaica. Mas, para não ficar duas festividades juntas a igreja resolveu separar. O verdadeiro significado do nascimento de Jesus é a mudança. Nascer significa começar de novo, do zero, com novas perspectivas e novos aprendizados.
        Nascer segundo os espíritos é uma das coisas mais difíceis, pois precisamos deixar de lado tudo o que sabemos, recomeçar uma nova experiência em meio a pessoas e em um ambiente totalmente diferente. Será que estamos tentando renascer ou começar algo novo em cada natal?
        O renascer emocional é o mais difícil de acontecer, teimamos em permanecer envoltos em nossas mazelas, medos, anseios e relações doentias. Queremos mudanças, mas nada fazemos para que elas ocorram. Como anda sua vontade de aprender algo novo ou de mudar alguma coisa que não quer mais na sua vida?
         Dias desses conversando com um paciente no consultório, ele me disse que queria ser amado, desejava isso do fundo de sua alma. Aí perguntei o que ele estava fazendo para que isso acontecesse?
         -Como assim? Eu tenho que fazer algo para ser amado?
          A surpresa dele foi grande, pois acreditava que pelo fato de querer, tudo se resolvia.
          Sempre digo e cada dia fica mais evidente que somos crianças, nossa infantilidade espiritual é que nos governa, domina e resolve tudo em nossa vida.
          Como posso querer que alguém me ame se nem eu mesmo me aceito, se não nutro nenhum sentimento ou afeto sincero por mim mesmo? Como posso exigir dignidade, respeito e amor se não faço isso de coração aberto para os que estão próximos a mim?
          O natal deveria ser um momento de reflexão, de olhar para dentro e  rever o que fizemos durante o ano inteiro. A festa deveria ser em comemoração as nossas conquistas, as nossas mudanças por mais dolorosas que tenham sido, os festejos deveriam ser para exaltar nossos melhores sentimentos com nós mesmos.
           Aproveite esse momento de recesso escolar ou de trabalho para pensar em você, para se amar, se respeitar, se perdoar e principalmente para renascer em novos sentimentos, emoções equilibradas e auto amor. Somente assim você terá algo para festejar realmente. A felicidade é feita de pequenas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário