quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Saudades dos que se foram

            Na semana passada ministrei algumas palestras sobre a saudade. Podemos sentir saudades de muitas coisas, mas a saudade que mais dói é a dos entes queridos, saudade da presença de quem amamos é um dos sentimentos mais difíceis de sentir, segundo o espírito Emmanuel, a dor dilacera nosso coração, muitas vezes caímos nas garras da depressão em decorrência desse sentimento.
            Há pessoas que acreditam que pelo fato de sermos espíritas ou espiritualistas não sentimos saudades, ledo engano, se alguns de nós frequentamos determinada doutrina ou seita é porque precisamos de uma religiosidade para conseguirmos aguentar a reencarnação, como já disse em outros textos, o fato de ser espírita não me exclui de sentir qualquer tipo de emoção ou sentimento. Estamos todos vivendo uma temporada no planeta terra, é difícil e sofrido para cada criatura, esteja ela num corpo humano, animal, vegetal ou mineral, somos parte de um todo.
           Quando sentimos saudades, tendemos a nos isolar e muitas vezes o chorro é nosso companheiro, será que nosso sofrer e chorrar pode afetar nossos amores que estão em outra dimensão? Com toda certeza, estamos separados da convivência diária mas nossa mente continua em conexão permanente. O que eu sinto aqui na terra, meu familiar sente no plano espiritual.
           No filme ''Nosso Lar'' mostrando a vida no plano espiritual, vimos o espírito de uma senhora que observava sua família pela televisão, sabemos que isso é possível. Nós ainda não temos essa tecnologia aqui na terra, mas eles podem nos observar, se eles nos observam e estamos tristes, como será que irão se sentir? Com toda certeza ficarão tristes também, afinal quem morre só muda de plano, sai do físico para o espiritual, mas seus sentimentos e emoções são os mesmos. Só deixamos para trás o corpo físico, ninguém vira santo ou bonzinho por ter morrido.
           Divaldo Pereira Franco, um dos grandes nomes do espiritismo disse diversas vezes em suas palestras que ''os mortos vivem'', é a mais verdadeira das informações. Em todos os escritos sagrados das religiões ou seitas que existem na terra, podemos encontrar textos afirmando que a vida continua, uns acreditam no julgamento final, outros que ficarão ao lado de alguém celestial, o certo é que a vida continua de uma forma ou de outra.
            Sentir saudades não é errado, mas podemos transforma-la em gratidão. Emanar é enviar bons sentimentos e emoções aos que partiram, lembrando somente dos bons momentos que passamos juntos, dos aprendizados e do amor envolvido. Isso ajudará nossos amores desencarnados e terem compreensão de sua nova vida e seu melhoramento, para um dia nos aguardarem em nossa partida da terra. Esse encontro pode demorar, mas tenham certeza, irá acontecer e será muito prazeroso.
           Crie o hábito de agradecer, tire alguns minutos do seu dia para lembrar com carinho dos que já partiram, ore por eles e agradeça os momentos que juntos passaram. Agradeça a vida que você possui, os amigos, o trabalho e principalmente a oportunidade de poder evoluir aqui na terra, somos privilegiados por termos companhias maravilhosas ao nosso lado, a evolução é sempre em família ou comunidade. Saibamos agradecer cada pessoa maravilhosa que passou pelo menos um momento em nossa companhia. Seja luz sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário