quinta-feira, 7 de maio de 2020

Há muitas moradas na casa de meu pai

          Um dos capítulos que mais gosto do evangelho segundo o espiritismo é o terceiro, há muitas moradas na casa de meu pai. ''Que vosso coração não se turbe. Crede em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai, se assim não fosse, eu já vos teria dito, porque eu me vou para vos preparar o lugar e depois que eu tenha ido e que vos tenha preparado o lugar, eu voltarei e vos retomarei para mim, a fim de que lá onde eu estiver aí estejais também''.
         Quando Jesus fala das moradas de Deus, ele deixa claro que a terra e o nosso corpo não são as únicas moradas, mas sim que existem outros lugares, planetas, dimensões, corpos, afinal estamos aqui de passagem. Outra coisa que nos chama a tenção é que Deus em sua infinita grandeza não abandona ninguém.
          Já fiz estudos e palestras sobre este assunto, o conhecimento alegra minha alma, com o passar dos séculos e as traduções, muitas palavras mudam de significado conforme evoluímos. O que será que Jesus quis dizer com essa frase tão profunda, que mesmo tendo se passado quase dois mil anos de sua vinda para o plano físico ainda não conseguimos entender.
         As vezes reflito sobre o que Jesus falou, é preciso observar que o povo daquela época não tinha instrução como temos atualmente, eles aprendiam pelo sofrimento e foi preciso algo diferente como a cura do corpo físico para desenvolver os sentimentos. Jesus falava por histórias ou parábolas, tentando diferenciar o certo do errado, para atiçar ou mesmo desenvolver o amor no coração de cada um deles.
         ''Não se turbe o vosso coração''. O coração é um dos mais importantes órgãos do corpo humano, sem ele não vivemos, mas também é atribuído a este órgão as emoções, de forma romântica sempre que queremos dizer que amamos alguém, é do coração que lembramos. Fisicamente ou cientificamente não existe correlação dos sentimentos a um órgão especificamente, mas o coração é o termômetro de nossas emoções, você já reparou como dói o peito quando estamos tristes? Ou como tudo fica leve quando nos apaixonamos?
          Podemos compreender as emoções com o cérebro, mas as sentimos com o coração. Em cada pensamento, gesto, palavra, atitude e ação existe sentimento, ou seja, o coração está presente em nossa vida muito mais do que imaginamos, ele não é somente um órgão que bombeia o sangue. Será que era isso que Jesus queria que entendêssemos e que não somos nada sem amor?
           A vida aqui na terra nos mostra que tudo tem dois lados, o material e o espiritual, o visível e o invisível, o objetivo e o subjetivo, o bem e o mal; é essa dualidade que nos impulsiona a mudanças e aprendizados. Conseguir equilibrar razão e emoção, deveria ser o grande aprendizado para nós espíritos imortais.
           Há muitas moradas na casa de meu Pai, eu sou uma dessas moradas, e cabe a mim, aprender a usar a razão sem deixar de ouvir a voz da emoção. É a união desses dois órgãos e seus sentimentos que farão a grande mudança em nossa vida. Saiba ouvir com seu coração, mas nunca deixe de lado os questionamentos da razão, afinal é na razão que estão os conhecimentos adquiridos de outras vidas. Ame-se, respeite-se e seja pleno em suas emoções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário