sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Você aceita críticas?

         Até hoje não conheço ninguém que gosta de ouvir críticas, há os que já amadureceram ao ponto de ouvi-las e filtrar os pontos positivos sem se abalar.  Certa vez, em uma conversa entre chico Xavier e o espírito Emmanuel sobre esse assunto, seu mentor lhe diz: ''Se as críticas são verdadeiras não reclame, se forem falsas, nada de ligar para elas.'' Quem de nós consegue não ficar chateado ou até com raiva quando ouve uma crítica?
         Para aprendermos algo com as críticas recebidas é preciso um certo discernimento, olhar para a situação de fora, sem levar para o lado pessoal, analisar racionalmente a questão e tentar sempre ver o lado positivo. Essa é a melhor forma de não sofrer tanto.
           Resolvi escrever sobre esse assunto, porque passamos atualmente por uma pandemia mundial, muitos foram obrigados a ficar em casa e tentar fazer seu trabalho em meio aos afazeres domésticos, aos filhos pequenos que na falta de aula querem um atendimento diferenciado.
           Parece que o dia não tem mais 24 horas, afinal são tantas coisas para fazer que nos falta tempo. Por maior tempo que consigamos dedicar ao trabalho, parece que ele nunca fica perfeito. Como cobrar perfeição de uma pessoa que está se desdobrando para se adaptar a nova  forma de vida?
           Observo alunos estressados, pais nervosos e professores entrando em colapso; donos de empregas desesperados por não conseguirem pagar os salários de seus funcionários, isso sem falar nas pessoas que tem emprego informal e dependem de sua criatividade para conseguir equilibrar receitas e despesas. 
            Se alguém sai para trabalhar é criticado, se fica em casa é duplamente criticado, será que existe certo ou errado? Quem realmente se dispõe a ajudar? Me parece que existem muito mais pessoas reclamando e recriminando do que fazendo algo por quem precisa.
            A sociedade, os empresários, os dirigentes e os governantes não priorizam o verdadeiro bem estar, que é o mental. A grande maioria das pessoas está exausta de tanto trabalho, de tantas críticas e reclamações. Que tal você começar a fazer pequenas mudanças em prol de seu bem estar?
           Comece priorizando o que for mais importante, aprenda a delegar sempre que puder, faça uma rotina de estudos, deveres e trabalho, não acumule , tente otimizar seu dia para não sobrecarregar sua mente. Tire alguns minutos para respirar e fazer um breve alongamento, tenha horários para se alimentar, jamais pule refeições ou permaneça muito tempo sem comida ou água. Nosso corpo é composto de 70% água, quando você não se hidrata constantemente seu cérebro fica mais lento e você muito mais cansado e estressado. Quais são suas prioridades?
            Neste momento, o que é mais importante em sua vida? Críticas ou saúde emocional? 
            Quando estamos bem, geramos saúde física, mental e emocional. Dormimos tranquilamente, nos alimentamos de forma saudável e coerente, sem excessos ou distúrbios. Nossas energias são equilibradas e consequentemente suprem as necessidades. A felicidade, a tranquilidade e confiança estão presentes em nosso dia a dia.
             Cuide der seu pensar, seu falar e agir, somente assim terá uma vida leve, tranquila  e feliz.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário