segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

É importante desenvolvermos indulgência

                   Segundo nosso dicionário, indulgência é a disposição para perdoar culpas ou erros, clemência, misericórdia, desculpar a ofenda ou dívida. O Mestre Jesus quando perguntado sobre quantas vezes perdoar, respondeu: devemos perdoar setenta vezes sete, ou seja 490 vezes. Para a grande maioria de nós, perdoar é algo que ainda precisamos aprender, é difícil esquecer a mágoa ao ponto de perdoar. Se mal conseguimos perdoar uma vez, como conseguiremos seguir os ensinamentos de Jesus ao ponto de perdoar quase quinhentas vezes? 
                   O grande legado do Mestre são seus ensinamentos, mesmo passados dois mil anos, ainda não conseguimos desenvolver em nosso íntimo uma pequena parte do que Ele nos ensinou. Quando nos advertiu em relação ao argueiro e a trave nos olhos, Jesus tentava nos ensinar da necessidade da indulgência, para sermos severos com nossas imperfeições, dominando nosso egoísmo e orgulho e abertos para adquirimos misericórdia em relação as falhas de nossos irmãos.
                    A indulgência não se preocupa com as falhas alheias, ela deve ser dócil para entender as imperfeições de cada um. Procurando dar apoio e compreensão, afinal esperamos essa mesma retribuição quando aquele que falha somos nós mesmos.
                   Perdoar é um dos grandes aprendizados da vida, pois o perdão não está somente associado ao outro, mas a nós também. Todos erramos, então porque é mais fácil perdoar alguns e muito difícil perdoar a quem amamos? Quando existe sentimentos envolvidos tudo é mais complicado.
                   Somos seres emocionais, amamos e queremos ser amados, quando somos traídos de alguma forma é comum desenvolvermos ódio e raiva dessa pessoa, afinal esperamos o melhor daqueles que estão próximos a nós. Essa proximidade amplia o amor ou amizade, fazendo com que a dor e decepção sejam maiores. É preciso lembrarmos que todos podem errar em alguma época da vida e cabe a nós relevarmos as ofensas com o perdão.
                   Segundo o livro dos espíritos no item ''caridade e amor ao próximo'' A indulgência é uma das três facetas da caridade, ao lado da benevolência e do perdão. A indulgência é a etapa do caminho que conduz a benevolência até o perdão, por representar uma disposição para entender as atitudes e ações repreensíveis das pessoas.
                  Se formos criticar ou divulgar os erros de nosso irmão de caminhada, estaremos adentrando a um caminho de culpa e erro, cedo ou tarde teremos que responder por isso, seremos cobrados por nossas atitudes impensadas, mas se as cobranças ou questionamentos forem internos, adentraremos gradativamente ao autoconhecimento e a reforma íntima.
                  Estamos vivendo temporariamente no planeta terra, temos um corpo denso e orgânico, cheio de emoções desequilibradas, onde buscamos incessantemente a perfeição. Sofremos, amamos e queremos a felicidade a qualquer custo, esse é nosso grande empecilho. Precisamos desenvolver indulgência para termos uma vida mais leve, sem cobranças e medos. Abra sua mente e coração para a mudança e adentre a um mundo novo de aprendizados e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário