quinta-feira, 16 de junho de 2022

A arte de um bom relacionamento

               Desde o surgimento dos primeiros humanoides neste planeta, vivemos em comunidade, afinal é muito mais fácil sobreviver ao lado de outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades do que nós. Nascemos em uma família e nos acostumamos a estar junto dos que amamos, relacionamentos saudáveis são componentes vitais de nossa saúde e bem estar. 
               A ciência já concluiu que relacionamentos fortes, baseados no amor e no companheirismo, contribuem para uma vida longa, saudável e feliz. Por outro lado, aquele que vive isolado, coloca automaticamente em risco sua saúde física e emocional, sem mencionar que quase sempre adentra a um caminho de vícios e descuido consigo próprio.
               Uma pesquisa recente concluiu que pessoas que se relacionam socialmente, ou seja, possuem amigos e interagem constantemente com eles, tem 50% a mais de vida do que os que se isolam do convívio com a família e amigos. Este estudo prova que estar envolvido em ciclos de amizades vale a pena, pois amplia nossa vida social, emocional e ainda gera saúde.
               O apoio oferecido a um amigo carinhoso pode diminuir o estresse e nos proteger contra doenças emocionais e afetivas. Quando passamos por um período difícil ou uma relação amorosa estressante, tendemos a nos alimentar de forma errada, o sono foge de nosso convívio, a pressão arterial sobe assustadoramente e parece que estamos caindo em um buraco constantemente. Mas se somos amparados por pessoas que nos amam, todo e qualquer problema fica um pouco mais leve. Quem nunca chorou no ombro de um amigo, não viveu realmente uma amizade verdadeira. 
                Atualmente vivemos tempos difíceis, pois a vida exige de nós rapidez, eficiência e conectividade total, mas isso nem sempre é bom, acabamos nos afastando dos vínculos familiares para estudar ou trabalhar e cada dia está mais comum o surgimentos de doenças emocionais por falta de amorosidade. A carência, a ansiedade, a solidão e a depressão são as maiores reclamações nos consultórios médicos e terapêuticos.
                A base para termos relacionamentos saudáveis é a comunicação, falar, interagir, telefonar ou enviar mensagens é uma das formas de estar presente para quem você ama, afinal quem não se comunica se trumbica, já dizia o apresentador Chacrinha. 
                Existem algumas maneiras de melhorar sua conexão nos relacionamentos, ganhar confiança é uma delas. Confiança é um sentimento de segurança que permite que você mostre suas vulnerabilidades para outra pessoa, sem medo dos julgamentos, abandono ou traição. Mostrar quem você realmente é para seus amigos próximos é uma forma de aprofundar os relacionamentos.
               Apoiar emocionalmente, fisicamente e até financeiramente alguém que está passando por um momento difícil, seja ele familiar ou amigo, criará em vocês uma confiança e um forte laço emocional. Somos pessoas perecíveis de todas as formas, desenvolver empatia, amorosidade e confiança é o início de uma relação forte e duradoura.
               Uma das melhores maneiras de mostrar aos seus familiares, amigos e parceiro que você se importa é ouvi-los com a mente aberta e sua total atenção. Desligue a televisão, o telefone e ouça com o coração, sem julgar ou questionar, afinal a dor é dele, e somente ele sabe o quanto lhe afeta passar por determinada provação. Quando desistimos de nossa ''certeza tóxica'' sobre o que a outra pessoa está pensando, criamos um espaço para entende-la completamente. Isso nos torna pessoas melhores e amplia nossa amizade, confiança e conforto neste relacionamento.
               Seja vulnerável, por mais difícil que possa parecer, expor-se emocionalmente para outra pessoa é a chave para desenvolver relacionamentos fortes. Sem nos abrirmos verdadeiramente para outra pessoa, não conseguimos formar laços fortes e íntimos, a vulnerabilidade é como uma cola que mantém a confiança e cumplicidade entre vocês.
               Aprenda a gerenciar os conflitos para manter um relacionamento saudável, somos pessoas emocionais e tendemos a explodir perante algo que nos afeta, controlar a raiva e as palavras em momentos tensos, te ajudará a manter a amizade e seu equilíbrio mental. Explosões no calor de uma discussão podem gerar rompimentos permanentes, bom senso é essencial em qualquer relacionamento.
               Precisamos desenvolver nossa paciência e inteligência de forma racional, nem tudo é como desejamos e cada ser vivo também tem suas limitações e convicções. As pessoas que convivem  ao nosso lado também tem direito a sua singularidade individual, não crie nenhum tipo de estereótipos. Somos únicos e diferentes em pensamentos, emoções, ações e reações, respeito e amorosidade é o começo de uma relação longa e duradoura.

Um comentário:

  1. Minha eterna mentora, obrigada por essa linda mensagem! Compartilhei no meu perfil do Facebook. Beijo grande e bom final de semana. ❤️

    ResponderExcluir