segunda-feira, 20 de junho de 2022

Toda ação gera uma consequência como reação

                Certamente você já ouviu falar que o universo te devolve exatamente aquilo que você oferece. No exato momento em que fazemos uma escolha, somos obrigados a conviver com as consequências, sejam elas boas ou ruins. Não existe castigo e nem recompensa, o que realmente existe é a consequência de nossos atos.
                 O plantio é totalmente livre, mas a colheita é obrigatória, pois tudo vem com um propósito e vai por uma razão. Esta é a lei do universo. O mundo dá voltas e a vida conspira para que possamos reparar nossos erros e mudar nossas energias, afinal somos atraídos por energias simpáticas. Estamos todos sujeitos as leis universais e a lei do retorno que nunca falha.
                   Jamais desista de praticar o bem por causa de alguém que lhe retribuiu com o mal, nunca desista de viver na energia do amor universal, só pelo fato de você ter cruzado com alguém que não sabe amar, que não possui compaixão e permanece no egoísmo espiritual. Você é diferente dessa pessoa, continue a buscar sua melhora íntima, independentemente do retorno que tiver, afinal é você quem está no caminho do progresso, cedo ou tarde ele virá.
                   Ao espalharmos o amor universal, a compreensão, o perdão e focarmos em vivermos de forma verdadeira, oferecendo sempre o nosso melhor, sem nos preocuparmos em receber algo em troca, nossa vida será presenteada por coisas boas. A energia do bem sempre vibra mais alto do que a energia negativa, mude sua forma de pensar e agir e veja a transformação que acontecerá em sua vida.
                  As vezes o universo nos dá a impressão que alguns só irão evoluir após sofrerem muito, essas pessoas ainda não desenvolveram o amor interno e não começaram a grande transformação em sua vida, elas ainda precisam despertar do egoísmo e da não ação no bem. A maldade não deve ser desenvolvida, deixe que o universo cobre dessas pessoas a mudança, não cabe a você exigir que o mundo ao seu redor mude, pois só podemos mudar a nós mesmos.
                  Jamais guarde sentimentos de rancor ou vingança, pois a vida é justa e ninguém vai embora sem pagar as dívidas. Levante-se e nunca derrube quem te empurra, a lei do universo se encarrega de cobrar os devedores. A nós, cabe somente desenvolvermos o nosso melhor a cada encarnação.
                   A lei do carma, criada e desenvolvida no oriente, nos diz que tudo o que fazemos, sentimos e pensamos cria consequências. Fica evidente que somos nós mesmos quem criamos essa lei. A palavra carma é normalmente interpretada de forma errada como fatalismo, mas na verdade é a lei de causa e efeito com um nome diferente. Tudo realmente depende de nossas ações e escolhas, por essa razão o carma ou lei de causa e efeito pode mudar ao longo do tempo, conforme nossas ações mudem. 
                   Carma em sânscrito significa ação. Seria o equivalente a lei de Newton que diz: ''a toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, que atua no sentido oposto''. A força é o resultado da interação entre dois corpos, ou seja, um corpo produz a força e outro corpo a recebe.
                    Allan Kardec  no livro ''O céu e o inferno'' nos fala sobre as faltas cometidas e a necessidade de reparação para a melhora do espírito. '' Arrependimento, expiação e reparação são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências. O arrependimento suaviza as dores da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação, só a reparação, contudo, pode anular o efeito, destruindo-lhe a causa.''     
                   Segundo Kardec, a libertação do espírito ou reparação do mal cometido, indica ser a etapa final da expiação, pois perante os códigos divinos, não nos é suficiente expiar uma falta, mas sim, é preciso anula-la definitivamente, da vida do espírito imortal pela prática do bem maior. A reparação consiste em fazer o bem a quem fizemos o mal.
                    Costumamos chamar de provações o conjunto de meios físicos e morais que revelam a existência ou ausência de qualidades da alma, que estabelecem a perfeição e os progressos que conseguimos alcançar em cada etapa encarnatória, sempre buscando a melhora espiritual, emocional e física. O sofrimento não é necessariamente algo condicionado a culpa e o erro, mas pode ser o motivo que nos possibilita ao autoconhecimento, mobilizando nossas energias e talentos.
                     Se você realmente quiser crescer espiritualmente, precisa aceitar as provações que surgirem em sua caminhada, afinal somos nós quem precisamos mudar e não as pessoas ao nosso redor, as situações ou lugares. Tudo está exatamente aonde deve estar, pois é dessa forma que iremos confrontar o mal e o egoísmo que teima em permanecer atrelado a nossas ações. 
                     A única coisa que realmente você tem em sua vida é a si mesmo, só podemos mudar e controlar a nós mesmos e todos os aspectos de nossa vida acompanharão essa mudança para melhor. Podemos ser seres humanos melhores a cada dia, a cada semana, a cada ano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário