sexta-feira, 10 de junho de 2022

Diversidade é respeito

                 Ouvimos constantemente que a natureza não dá saltos, muito pelo contrário, anda a passos lentos e gradativos. Assim como a natureza, nossos costumes sociais e culturais também mudam com o tempo, a transformação é inevitável, afinal nada fica estagnado.
                  Determinados costumes que em certa época eram proibidos, com o passar dos anos se tornam aceitáveis e até valorizados. Nada como o tempo e a transformação da mente humana para eliminar certas superstições de nossa vida diária. Os modismos vem e vão numa velocidade enorme, e na maioria das vezes estar na moda é quase impossível.
                  Palavras usadas em uma determinada região como algo corriqueiro, quando proferidas em outro país podem significar ultraje ou afronta, a diversidade de idiomas que o planeta terra possui é riquíssima, são muitos povos, costumes, etnias, gostos e sabores, nosso planeta é de uma muita diversidade.  
                  Cada país, cidade e vilarejo tem sua forma única de expressão, de alimentos e lugares. Somos um povo com tonalidades maravilhosas de pele, dependendo de onde nascemos teremos algumas características e formas de viver a vida, completamente diferentes de quem nasce no lado oposto do planeta. É essa diversidade que nos faz únicos e maravilhosos.
                  Diversidade é a palavra da vez, alguns a usam como forma de separação, quando deveria ser exatamente o oposto. Diversidade significa variedade, diverso, diferente. Não existe duas pessoas iguais, ou seja, somos a diversidade.
                  Diversidade é respeito, é entender que todos temos os mesmos direitos e deveres, coabitamos um planeta enorme, repleto de seres vivos e faz parte de nosso aprendizado respeitar toda forma de vida. Faz parte de nosso estágio evolutivo aceitar e conviver com mudanças éticas e morais, para algumas pessoas é um pouco mais difícil aceitar essas mudanças, pois são espíritos arraigados em preconceitos e dogmas.
                  Infelizmente, estamos vivendo um tempo em que ainda existem pessoas separatistas, querem obrigar os que já estão com a mente aberta a retroceder. Essas pessoas de mente fechada vivem um tormento íntimo, não aceitam a realidade, fogem dela e tentam colocar vendas nos olhos de quem ainda está na dúvida. Quanta ilusão estão criando.
                  Jesus andou pelo planeta em um momento da história onde se discriminava quase tudo, mas ele se manteve fiel aos preceitos do bem, propôs um amor universal em relação ao próximo, sem questionar ou apedrejar ninguém, afinal somos todos irmãos e filhos do mesmo pai.
                  Amar sem ressalvas é o grande desafio que deve ser enfrentado com dignidade, a diversidade existe para nos ajudar na melhora íntima e espiritual. Nascermos pessoas diferentes a cada nova encarnação, essa é a forma que o universo escolheu para nos ensinar a desenvolver amorosidade e respeito, por nós mesmos e por todos que vivem no planeta. 
               Lembrem-se que estamos aqui, mas, somos todos visitantes deste tempo e lugar. Estamos só de passagem. Nosso objetivo é observar, crescer e amar. E depois para casa voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário