terça-feira, 19 de julho de 2022

Intuição é uma ferramenta de evolução

                   Feliz daquele que ouve sua voz interior e transforma sua vida em momentos felizes e prazerosos. Quem de nós, nunca se perguntou porque precisa passar por certas dificuldades para conseguir entender determinada situação. A vida não é fácil, mas também não é tão ruim assim.
                   Todos possuímos potencial para viver uma vida plena, mas a grande maioria não consegue acalmar a mente para sentir ou ouvir a voz do coração. A nossa alma é ativa e consciente, não descansa nunca, envia constantemente para nosso cérebro percepções e intuições, usa os sonhos como forma lúdica de explicação. Ela muitas vezes grita e se entristece pelo fato de não ouvirmos suas recomendações.
                   Intuição é o nome popular da voz da alma, nascemos todos com intuição, algumas pessoas a desenvolveram ao ponto de mudar certas decisões por causa de algum aviso interno. Um estudo suíço de 1997, com mais de 1300 executivos entrevistadas em nove países, chegou a conclusão que 80% deles, prestavam atenção a sua intuição antes de fechar qualquer negocio. Muitos deles, 53% disseram que recorrem a intuição aliada a razão para executar suas atividade diárias. Ou seja, administrar não é só somar 1+1 e ter a certeza que o resultado será dois, administrar é unir a razão e a emoção em parcelas iguais, pois nesse mundo, nem tudo pode ser pesado, fotografado e analisado.
                    A ciência há muito tempo tenta entender o fato de sermos diferentes em conceitos e criações, mas iguais na forma geral do corpo orgânico.  Ao mesmo tempo é difícil entender porque certas pessoas adoecem mais, enquanto alguns não desenvolvem doença alguma. Porque determinada situação não causa estresse em um certo grupo, enquanto que outro determinado grupo não consegue aceitar ou reagir?  
                    Na aparência somos relativamente parecidos, mas o que conta mesmo é o que vai no interior de cada mente pensante, o que aprendemos, o que sentimos e o que acreditamos é que realmente nos difere. A dor será sempre dolorida, mas a forma como você encara o sofrimento diz muito mais sobre a pessoa que você é, do que meros exames de sangue. É impossível diagnosticar algo sem conhecer profundamente a mente humana.
                     O espiritismo nos diz que a intuição faz parte de nós, mas nem todos conseguem ou querem ouvir, afinal muitas vezes a intuição é mais clara e transparente do que a razão e em certas situações a emoção é que nos fala abertamente. Tudo o que pensamos, sentimos e nossa forma de agir ficam gravadas em nossa mente espiritual, vida após vida, por isso ouvir a intuição é um grande benefício para nosso autoconhecimento e evolução.
                     A intuição é esse conhecimento que foi gravado, sendo usado para nosso benefício. As provações que passamos no presente, são um fator decisivo para nossas alegrias no futuro, só que muitas vezes o futuro não é nessa vida. Essa, creio é a grande dificuldade em aprendermos, pois queremos tudo para hoje, esquecemos que estamos aqui temporariamente, mas não somos realmente daqui.
                    As ideias intuitivas mantém relação estreita com a criatividade. Para os estudiosos, a mente das pessoas intuitivas desenvolveu a capacidade de lidar melhor com figuras e configurações. Neste sentido a intuição é uma forma peculiar de pensamento que emite imagens mentais denominada não lógica, mas assertiva de certa forma. 
                     O valor da intuição estaria na habilidade dessa mente produzir e interpretar essas imagens não lógicas e ao mesmo tempo coexistir harmoniosamente com as emissões do pensamento racional-lógico. Este é o ponto exato de grandes estudos sobre a intuição e os intuitivos.
                    Empresários, tecnólogos, terapeutas e pedagogos incentivam e desenvolvem estudos sobre este assunto, estão confiantes de que os insights, a súbita percepção ou a intuição é algo próprio de quem sente, mas devemos levar em conta que isso representa um jeito novo de fazer algo, podendo ser a solução para problemas e desafios complexos. 
                    Estamos tão acostumados a ver a vida e os problemas na forma raciocinada vigente e conhecida, que para muitos, ouvir a voz do coração ou a intuição é algo sem importância. Existe um certo comodismo em aceitar as coisas como elas são, pois a mudança requer disciplina e estudo, muitos preferem não encontrar uma resolução. Triste realidade de alguns humanos. 
                    A intuição faz parte de nosso crescimento espiritual, ela irá surgir no momento em que aceitarmos que nada é permanente, tudo pode mudar a qualquer segundo, inclusive nossa forma de ver a vida. Evolução é isso, desenvolver um olhar diferente em busca de novas formas de solução para o mesmo problema.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário