quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O real valor do amor próprio

               O ano está chegando ao fim, o que você fez de bom para você mesmo? Neste ano você se valorizou? Criou novas formas de se amar? Confiou em suas intuições ou se estressou pelas decisões tomadas?
               Costumo fazer uma reflexão todo final de ano sobre minha vida, é libertador eliminar da mente certas crenças e falsas verdades que o mundo tenta nos obrigar a aceitar. Somos pessoas em evolução constante e cabe a cada um de nós buscar pelo melhor caminho para sermos felizes.
                Amar a si mesmo é considerado uma parte fundamental para o ser humano ser feliz, mas desenvolver esse amor próprio é um grande desafio. Afinal quem eu quero amar? Qual dos meus ''Eus'' ou ''personalidades'' me sinto confortável em amar? 
                Você pode estar achando estranho minha pergunta sobre qual ''Eu'' devo amar, afinal somos um só. Ledo engano, somos muitos, o apóstolo Paulo disse que somos uma legião. Quem é transparente o tempo todo? Quem não usa máscaras no trabalho, em meio a amigos e até na família para ser amado e respeitado?
                Está percebendo quantos ''Eus'' possuímos? Uma pessoa emocionalmente segura, se sente confiante nas suas decisões. Essa pessoa desenvolveu autoconfiança e isso gerará atitudes, ações e decisões certas, ela confia em sua intuição e raramente entrará em conflitos internos sobre seu modo de viver. Mas quem atualmente está emocionalmente seguro?
                 Quando dizemos que nos odiamos, estamos dizendo para o mundo que não fazemos nada direito, que não somos confiáveis e que não merecemos ser ajudados, portanto se alguma vez passou pela sua cabeça dizer algo do gênero sobre você, mude imediatamente este pensamento. Tudo o que pensamos e falamos cria uma enorme energia de atração, ou seja, você irá atrair mais pessoas e pensamentos que estão na mesma vibração.
                  Amor próprio é aceitar quem realmente somos, com nossas qualidades e defeitos e também com as dificuldades que possuímos. Amar-se significa amar a pessoa que você é, sem egos para atrapalhar. Tudo que está associado ao materialismo, as convenções sociais, os títulos e as máscaras fazem parte do ego, ele quer ter tudo, mas para alma ou espírito que somos o ser é muito mais importante.
                 Ser ético, possuir princípios, ser honesto e bondoso é o caminho para o verdadeiro amor próprio. Para adentrar ao processo do amar-se verdadeiramente é preciso descobrir sua essência, buscar o nível mais profundo de consciência, aceitar quem realmente somos. Lembre-se, você está usando um corpo físico para viver no planeta terra, mas você não é somente este corpo.
                  Somos muito mais do que um corpo orgânico e cheio de necessidades, somos energia, somos almas em busca de aprendizado e evolução. Será que ao chegar no fim dessa jornada terrena estaremos repletos de conhecimento e amorosidade? Ou estaremos ainda em busca de uma felicidade efêmera e cheia de bens materiais?
                  Aproveite o fim do ano para refletir sobre o que você fez por você mesmo este ano, quais foram seus aprendizados, onde você errou e quantas pessoas agregou em sua vida, os amigos verdadeiros são o princípio do amor próprio. É onde aprendemos a respeitar as diferenças e valorizamos quem está ao nosso lado. 
                 Crie o hábito de dizer para as pessoas que você gosta o quanto elas são importantes. Olhe-se no espelho e veja refletido o ser mais importante da sua vida, é por causa desse reflexo que tudo valerá a pena. Ame-se um pouco mais a cada dia e seja feliz.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário