terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Será que sou uma pessoa tóxica?

                A palavra da vez está relacionada a toxicidade, ser tóxico é fazer o mal para si mesmo e para os que estão próximos. De certa forma pelo menos uma vez na vida já fomos tóxicos com nós mesmos ou com outras pessoas, isso pode ter acontecido sem nos darmos conta, mas pelo incrível que pareça existem pessoas que fazem questão de serem tóxicas com todo mundo.
                Um bom exemplo de uma pessoa tóxica é não permitir que os outros tenham suas próprias ideias, deixamos claro que somente o nosso pensar é o correto. Quando criticamos, julgamos e condenamos as ações dos outros, somos tóxicos.
                 Quando exalamos toxicidade queremos dominar o outro, ou seja queremos o controle de tudo, quando você sente ciúmes de forma exagerada, você deseja ter posse dessa pessoa ou situação. Você está sendo tóxico e nem percebe.
                  Sou tóxica quando exijo que façam por mim algo que não cabe a ninguém fazer, além de eu mesma. Quando deixo minha energia negativa dominar uma discussão e exijo que a minha verdade seja a única a ser levada a sério, deixo claro que sou egoísta e não aceito outros ponto de vista.
                  Somos tóxicos quando burlamos o livre arbítrio alheio, forçando o outro a seguir pelo mesmo caminho que nós, tiro o direito do outro de escolher e aprender com seus erros. Somos tóxicos quando queremos ajudar sem o outro pedir por ajuda, quando eu escolho o que o outro deve fazer, estou interferindo nos direitos e deveres que cada um de nós tem com a sociedade.
                    Somos pessoas tóxicas quando compramos o afeto das pessoas com presentes, palavras e elogios, dessa forma sabotamos as chances da pessoa gostar de nós pelo que somos e não por tudo o que podemos proporcionar.
                    Somos tóxicos quando vomitamos nossas tristezas sobre o outro e não aceitamos ouvir seus dissabores. Somos tóxicos quando não permitimos que outro cresça e seja melhor do que nós ou que consiga aprender o que nós não conseguimos.
                    Quando não damos espaço para o outro, quando o sufocamos com nossa forma de agir, quando podamos seus movimentos e emoções, cobramos exageradamente, oprimimos sua forma de ser, sem permitir que essa pessoa seja independente, estamos sendo tóxicos.
                     Somos tóxicos quando acreditamos que o outro deve seguir nossos padrões, modelos, religião, costumes, crenças e até qual profissão é a melhor para ele. Não estamos ajudando ninguém com essas atitudes, muito pelo contrário, estamos transformando a vida dessa pessoa em algo ruim.
                     Somos amigos tóxicos quando geramos conflitos, discórdias e intrigas no grupo ao qual pertencemos. Quando criamos confusão, desunião, fofocas e distorcemos a realidade para prejudicar o outro.
                     Somos pessoas tóxicas quando dizemos uma coisa e praticamos outra, quando enganamos, omitimos e dissimulamos emoções e atitudes. Somos tóxicos quando elogiamos para manipular, louvamos para enganar, enchemos o ego do outro para convence-lo a fazer o que queremos.
                      Somos tóxicos quando criamos expectativas no outro e ficamos magoado quando ele se afasta. Somos tóxicos e na maioria das vezes não percebemos, pois o foco é sempre nós mesmos, deixando de lado tudo o que não é importante, inclusive as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário