segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Qual é o verdadeiro bem que devemos possuir?

                       A vida no planeta terra, propicia ao homem a busca constante por bens materiais, nos induzindo a acreditar que a vida deve ser focada nas aquisições que conseguimos fazer, essa busca constante é quase sempre colocada em primeiro lugar pela maioria dos habitantes, viver confortavelmente é algo prazeroso, mas quando deixamos de lado a espiritualidade, muitas dificuldades podem surgir em nosso caminho.
                    Somos seres emocionais e espirituais, não dá para eliminar de nossa evolução a parte espiritual, pois cedo ou tarde sentiremos que o conforto e os bens materiais de nada adiantam sem as emoções em equilíbrio. Nosso lado emocional está vinculado a parte espiritual que possuímos, estamos humanos, mas somos centelha divina vivenciando uma vida orgânica.
                    Nascemos para desenvolvermos experiências, através da reencarnação aprendemos a fazer uso da razão, do intelecto e do bom senso, é dessa convivência com outras pessoas que nos melhoramos. Através do trabalho geramos nossa sobrevivência, obtendo bens e propriedades que facilitam nossa vida no planeta, mas esses bens jamais podem sobrepor a nossa essência espiritual.
                    Não há nada de errado em buscarmos bens materiais e conforto, o mal na verdade é quando desenvolvemos o apego por tudo o que conquistamos de material. Sabe como podemos perceber que estamos focados no apego? Quando valorizamos muito mais o ter do que o ser, quando nossos desejos se resumem a possuir ainda mais do que já conquistamos, quando deixamos de lado o autoconhecimento e a mudança intima.
                     O apego aos bens materiais é um forte entrave ao adiantamento espiritual. O tesouro espiritual são conquistas de nossa alma, a transformação interior, as boas ações e atitudes, o desenvolvimento do amor universal, a ajuda ao próximo, a nossa inteligência emocional, nossos conhecimentos e qualidades nobres, ou seja, tudo o que pertence a nossa alma faz parte do verdadeiro aprendizado que viemos ao planeta para desenvolver.
                   Na questão 816 do livro dos espíritos somos elucidados sobre o verdadeiro motivo de nossa encarnação: ''A alta posição do homem neste mundo e o ter autoridade sobre seus semelhantes são provas tão grandes e tão escorregadias como a desgraça, porque quanto mais rico e poderoso ele é, tanto mais obrigações tem que cumprir, e tanto mais abundantes são os meios de que dispões para fazer o bem e o mal. Deus experimenta o pobre pela resignação e o rico pelo emprego que dá aos bens e ao poder. A riqueza e o poder fazem nascer todas as paixões que nos prendem à matéria e nos afastam da perfeição espiritual''. Foi por isso que Jesus nos disse: Em verdade vos digo que é mais fácil passar um camelo por um fundo de agulha do que um rico entrar no reino dos céus.
                    Como podemos adquirir bens espirituais? Os bens espirituais são valores que conquistamos ao longo da vida, quando trocamos o egoísmo pela generosidade, quando deixamos de praticar a mentira e falamos sempre a verdade, quando abandonamos a violência pela doçura, quando deixamos de praticar a crueldade e focamos na bondade, quando nossa moral é maior que nosso ego, quando o ódio desaparece de nossa vida e praticamos o amor universal. É na troca de valores que adquirimos ética e bom senso, ampliando assim nossos bens espirituais.

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário