terça-feira, 30 de maio de 2023

Silêncio interior

                    Segundo Pitágoras ''o silêncio é o primeiro degrau da sabedoria'' Essa frase pode parecer simples, mas possui uma mensagem profunda e significativa que pode ser aplicada em muitas áreas da vida. Pitágoras certamente estava muito a frente de seu tempo.
                   Ao dizer que o silêncio é o primeiro degrau da sabedoria, este filósofo está enfatizando a necessidade da reflexão e contemplação para alcançarmos a sabedoria. Ele nos lembra que o silêncio é necessário para acalmar nossa mente, permitindo que nossos pensamentos cheguem com maior clareza sem falar que aquele que consegue pensar com clareza e discernimento consegue ver novas opções para a solução dos problemas.
                   Na sociedade atual, muitas vezes valorizamos a comunicação muito mais do que o silêncio. Acreditamos que precisamos falar para sermos ouvidos, frequentemente valorizamos mais as pessoas que são extrovertidas e comunicativas e deixamos de lado as pessoas mais reservadas ou tímidas. No entanto Pitágoras nos chama a atenção que o silêncio é uma virtude e que pode ser o primeiro passo para à sabedoria.
                  É no silêncio que aprendemos a cultivar a paciência e a compaixão, uma vez que ao silenciarmos conseguimos ouvir os outros e entender melhor suas perspectivas e necessidades. Quando silenciamos e ouvimos, podemos aprender muito mais do que falamos, sem falar que é um ato de caridade e educação ouvir.
                O silêncio é importantíssimo para o autoconhecimento, pois conseguimos ouvir nossos pensamentos e entender por qual motivo repetimos certos ciclos, sem falar nos erros que cometemos. O silêncio é a maior forma de aprendizado que possuímos, pois conseguimos ouvir nossa voz interior, podemos ouvir nossas intuições e  também as dicas que a espiritualidade nos dá. 
                 Ao silenciarmos nossa mente, conseguimos visualizar e discernir usando o senso de paz interior e nos conectar com o eu mais profundo. Conseguimos visualizar melhor a vida, os problemas, as pessoas e ver as coisas com uma nova perspectiva. Nossa meta é crescer, evoluir e entender o real funcionamento do universo.
                 Quem silencia consegue ser mais calmo e enxerga a vida de uma forma mais leve, tem maior discernimento e tende a não reclamar tanto dos problemas. Silenciar a mente é aquietar o coração, asserenando as emoções e conseguindo controlar melhor seu sentimentos e pensamentos. O silêncio é uma benção.
                 A frase de Pitágoras nos diz que é preciso silenciar para refletirmos melhor sobre nossa escolhas, o silêncio é o nosso elo de ligação com a intuição e a serenidade. Quem cultiva o silêncio consegue alcançar uma maior compreensão e sabedoria, sem falar que conseguirá encontrar relacionamentos mais fortes e duradouros com as outras pessoas e consigo próprio.
                O silêncio é um ato de amor próprio, pois cultivará em nós a vontade de sermos pessoas melhores, de buscarmos novos caminhos, de nos reconectarmos com nossa verdadeira essência. Lembre-se você é luz e essa luz deve brilhar por onde você andar.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário