segunda-feira, 5 de junho de 2023

É preciso reduzir o estresse

                 Fala-se muito em despertar espiritual e emocional, mas realmente sabemos como é estarmos totalmente despertos? Há alguns anos surgiu o termo mindfulnnes, que significa estar desperto e perceber a vivacidade requintada de cada momento. Segundo Diana Winston a definição do termo é prestar atenção à experiência do momento presente com curiosidade aberta para estar realmente no aqui e agora.
                Quando focamos nossa vida no passado ou futuro deixamos de viver o hoje, perdemos os aprendizados e deixamos de entender o por que certos ciclos continuam a se repetir. Viver fora da realidade é não viver. É deixar de valorizar o momento atual, é se isolar da realidade e viver em outra época e situação. Quando não estamos vivenciando o aqui e agora, perdemos um tempo precioso e que não voltará.
                  A terapia baseada no mindfulnnes é uma mistura de meditação, consciência corporal e movimentos conscientes, aprendendo através da prática e do estudo como seu corpo lida com as adversidades, e de como resolver os problemas e o estresse neurológico.
                  Alguns terapeutas já estão investigando determinadas terapias para ajudar na melhora real de cada problema emocional que surge em decorrência as nossas adaptações, sejam elas tecnológicas, emocionais e espirituais. Observar como cada paciente lida com as dificuldades, com o estresse e com as dúvidas emocionais é uma forma de acelerar o tratamento e ajudar o paciente  a ter uma vida mais produtiva e feliz.
                  É preciso estarmos vivos e focados no momento presente para entendermos o que o universo está tentando nos alertar. Estar no presente e disponível a aprender é a melhor forma de autoconhecimento. A terapia mindfulnnes é uma nova alternativa para nos tornarmos mais equilibrados e centrados, vivendo no presente e modificando o futuro com nossos aprendizados.
                  Para a grande maioria de nós é complicado estarmos no presente, pois tendemos a deixar tudo de lado em momentos de dificuldade e pressões externas, isso sem falar nas pressões internas, é comum nos cobrarmos demais e exigirmos perfeição em nossas atitudes e sentimentos.
                  Para alguns é inesperado conseguir parar de pensar e focar no presente, da mesma forma que sentimos uma pressão enorme, sem falar nas cobranças internas e externas quando resolvemos mudar algo que achávamos que era certo.  Ao silenciarmos a mente ou dedicarmos um tempo para meditação, abrimos um vasto caminho a mudanças e percepções. É preciso darmos um tempo do mundo exterior e ficarmos isolados, pensando no rumo que estamos dando para nossas vidas.
                  Embora a terapia mindfulnnes não seja a cura definitiva para problemas médicos graves, pesquisas indicam que o treinamento de atenção plena que prega o mindfulnnes, pode ter um efeito terapêutico significativo para aqueles que sofrem de estresse, ansiedade, pressão alta, dores crônicas, enxaquecas, problemas cardíacos, diabetes, entre outras doenças. O corpo físico adoece grande parte das vezes por causa de nossos distúrbios emocionais.
                  Estudos nos mostram que 8 em cada 10 pessoas adoecem por problemas de estresse diários e tem uma grande dificuldade de relaxar seus corpos e mentes, o que os coloca no grupo de risco para doenças cardiovasculares, derrames e doenças de fundo emocional. Já passou da hora de conhecermos nosso corpo e mente, e apendermos a controlar nossas emoções. 
                   Meditação e tranquilizar a mente é o primeiro passo para o equilíbrio. Meditar não é excluir cada pensamento ou não pensar, meditar é asserenar a mente e o corpo, observar a respiração, é entender nossas reações, é observar o que realmente circula ao nosso redor. É nos vermos como realmente somos, ou seja, um corpo, uma alma, um espírito.
                  Apesar de muito se falar em atenção plena ou foco no aqui, muitas pessoas ainda acham que essa prática está associada a esvaziar a mente, tirar mini cochilos ou entrar num transe. Os iniciantes geralmente adormecem, sentem-se desconfortáveis, lutam com pensamentos ou emoções difíceis, acabam por ficar entediados ou distraídos. Por isso é importante fazer essa prática com um terapeuta ou em um grupo.
                  Aproveite todas as oportunidades de mudança e melhora em sua vida, pois o maior beneficiário será você mesmo. Lembre-se que você é sua principal prioridade. Mindfulnnes não é ser positivo o tempo todo, é estar bem com você, com seus pensamentos, atitudes, emoções e reações. Trata-se em perceber o que acontece a cada momento, o fácil, o difícil, o doloroso e o alegre. Trata-se em construir uma mente focada, para estar presente e desperto em todos os momentos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário