segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Exaustão emocional

        Você sabe o que é exaustão emocional? Será que você já sentiu alguma vez em sua vida?
        Exaustão é quando sentimos uma sobrecarga de esforço, seja ele físico ou emocional, afinal um não anda sem o outro. É quando cansamos ao ponto de não conseguirmos dar mais nem um passo, é quando sofremos tão intensamente que não reagimos a mais nada. É um estado de medo, ansiedade, agitação, frustração e insegurança, tudo junto e ao mesmo tempo.
        A exaustão emocional não acontece de uma hora para outra, é um processo que ocorre lentamente, até que se entra em colapso, causando muitas vezes paralisia, depressão e doenças físicas crônicas. Ocorre um colapso na vida dessa pessoa, pois ela não aguenta mais tanta pressão psicológica e emocional.
        O corpo, a mente  e até o coração dói, é uma dor muito forte e desequilibradora, não é fácil raciocinar nesses momentos, usar a razão é quase impossível.
        Embora a exaustão emocional seja sentida como um cansaço mental, geralmente está relacionada ao cansaço físico também. Corpo e espírito andam juntos. O corpo fica pesado, sem animo ou vontade de viver, de se alimentar, de interagir com outras pessoas. Muitos nessas ocasiões tendem a se isolar do convívio com outras pessoas.
        O esgotamento emocional ocorre pelo fato de nos doamos muito mais nossa energia do que recebemos. Certas pessoas se doam excessivamente no trabalho, na família, nos relacionamentos, acabando por ser vitimas de suas próprias ações.
         São pessoas que se exigem demais, querem a perfeição. Não se importam em sacrificar seu bem estar por uma causa maior, mas infelizmente a causa nem sempre é valida. Afinal não podemos esquecer de cuidarmos de nós mesmos, nossa saúde física e emocional é prioridade para vivermos uma vida longa e cheia de aprendizados.
         É muito comum a pessoa que está passando por uma exaustão, não ter tempo pra ela mesma, de certa forma é uma fuga da realidade também. Ao se dedicar integralmente a um projeto, acaba por abdicar de certos momentos de prazer e bem estar.
         Os principais sintomas de uma exaustão emocional são: cansaço físico, insonia, irritabilidade, falta de motivação, distanciamento afetivo e dificuldade de pensar de forma racional. Tudo isso unido a um desespero interior de se sentir inferior e sem merecimento de algo bom.
         A melhor forma de superar essa exaustão emocional é o descanso. É preciso encontrar um tempo livre para relaxar, ficar sem fazer nada, acalmar a mente que tende a ser extremamente ativa nesses casos. Tirar uns dias de férias, sair da rotina e começar a mudar certos hábitos tóxicos que teimamos em ter.
        É de fundamental importância desenvolvermos a caridade para com nós mesmos, a compreensão e a bondade deve começar por aceitarmos que somos falíveis, que a perfeição ainda não existe e levarmos a vida de forma mais leve e mansa.
         Precisamos aprender a respirar e absorver tudo de maravilhoso que circula ao nosso redor, nos reconectarmos com nós mesmos e com a essência divina que somos, afinal somos espíritos vivendo uma experiencia humana e física e não o contrario. Somos a luz em meio a escuridão e estamos aqui em uma missão de paz, amor e alegrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário