quinta-feira, 5 de março de 2020

Porque está tão difícil se relacionar?

         Em toda a história da humanidade, nunca existiram tantos solteiros e solitários como atualmente. Mesmo com a tecnologia tão avançada, onde tudo acontece online, essa geração que está encarnada na terra sente-se sozinha, abandonada e sem amor.
         Quando Kardec perguntou aos espíritos se poderíamos viver isolados ou afastados de tudo, a resposta foi: ''Deus fez o homem para viver em sociedade, Deus não deu inutilmente ao homem a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação''. Nenhuma pessoa tem as faculdades morais e intelectuais completas. É pela união social que o ser humano se completa, adquire segurança e bem estar, progride espiritualmente, materialmente e moralmente. Por isso necessitamos uns dos outros, somos feitos para viver em sociedade e não isolados.
           Segundo o estudioso e escritor espírita Herculano Pires, no livro Agonia das Religiões, ''O meio natural de evolução para o homem, para todas as coisas e para todos os seres vivos é estar se relacionando com outros da sua espécie." Faz parte da lei da evolução o nosso progresso, sozinho ninguém consegue progredir, precisamos de contato com outros, com os animais e com a natureza. O isolamento nos torna brutos e apáticos.
            A experiência que faz amadurecer a alma flui mais autêntica e eficiente nas relações interpessoais. O ser humano precisa de humanos para ser feliz e desenvolver seus sentimentos e emoções de uma forma saudável e plena, é o contato direto, o calor nas palavras, a permuta de energias e o conhecimento entre as pessoas que nos impulsionam a sermos melhores a cada dia.
           Infelizmente a situação atual do mundo em desenvolvimento, tem feito muitas pessoas buscarem alternativas de convivência que acabam se opondo aos verdadeiros interesses naturais. A violência, o medo, as injustiças da vida moderna estão nos afastando cada vez mais uns dos outros, forçando-nos a termos relacionamentos de formas artificiais.
           Vivemos cercados por grades, muros e paredes, acreditamos que a segurança é o afastamento de tudo, mas não é bem assim. Esse isolamento acaba criando um medo exagerado de se relacionar, uma solidão que só é aplacada por muitos medicamentos, e acabamos por desenvolver doenças emocionais por falta de amor e amizade. Qual é o melhor caminho para uma vida plena?
          A espiritualização do homem passa pela humanização no plano material, requer compatibilidade entre nossas ações e nossos desejos de liberdade e plenitude, essa é a verdadeira felicidade. Só conseguiremos isso vivendo em comunidade e interagindo com outras pessoas, aprendendo com nossos erros, acertando em nossas escolhas e desenvolvendo a empatia em nosso íntimo.
           Talvez seja o momento de retomarmos certas práticas deixadas de lado por ansiedade do futuro, é preciso implementar com amor e fraternidade os encontros de família, as visitas sem hora marcada, as conversas entre amigos e principalmente com pessoas desconhecidas, sem medo ou insegurança. Seja gentil com quem não conhece e muito mais com os conhecidos, abrace com carinho e sem questionamentos, aprenda a ser gentil sem esperar nada em troca. Não se trata de voltar ao passado, mas sim enriquecer o presente com emoções, amizades e sentimentos duráveis, isso nos fará muito bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário