sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Religião e religiosidade

            Falar sobre religião ainda é complicado, existe uma enormidade de seitas, dogmas e doutrinas, cada um de nós tem o direito de ter sua crença e religiosidade, mas ainda há casos de países ou cidades que querem obrigar as pessoas a seguir determinada religião, muitas vezes o direito de escolha não é respeitado.
             A palavra religião deriva do termo religare, ou seja, ligar ou religar a criatura ao criador. Fazer essa ligação, ou melhor conexão é o papel principal da religião, independente de crenças ou dogmas. Religião atualmente é o termo usado para determinar um lugar físico, ou seja a casa religiosa e espiritualidade é o termo para a verdadeira conexão com o sagrado e divino, do qual viemos e para onde voltaremos.
             Em prol de mudarmos nossos conceitos em relação a religião e religiosidade foi criado o dia mundial da religião, que é 21 de janeiro. Na minha opinião, todos os dias do ano podem ser usados para refletirmos sobre o assunto, precisamos abrir a mente para o dialogo, o respeito e a tolerância, afinal vivemos em comunidade e dividimos o mesmo planeta, precisamos aprender a conviver em harmonia.
             A religião por muitos séculos foi dominadora, muitas atrocidades foram cometidas em nome de um Deus que queria ter controle total sobre tudo. Foram os homens que criaram as seitas e religiões para dominar os mais fracos, aumentando assim o radicalismo e preconceito, deixando de lado a liberdade e coerência.
              Conforme nos esclarece a doutrina espírita, o progresso faz parte da condição da natureza humana, porém esse aperfeiçoamento depende do grau de consciência conquistado pela humanidade e por cada um de nós. Na questão 783 do livro dos espíritos: ''É uma força viva que as más leis podem retardar, mas não asfixiar. Quando essas leis se tornam de todo incompatíveis com o progresso, ele as derruba, com todos que as querem manter, e assim será até que o homem harmonize as suas leis com a justiça divina, que deseje o bem para todos, e não as leis feitas para o forte em prejuízo do fraco.''
                Rumo a construção de um caminho de paz e harmonia inter-religiosa o dialogo é a grande ferramenta de equilíbrio e se faz necessário. Que possamos seguir os ensinamentos do mestre Jesus: ''Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse é o grande e primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este é: amarás o teu próximo como a ti mesmo.''
                Alguns precisam começar pela religião para desenvolver a espiritualidade, mas atualmente percebe-se que muitos já nascem com uma certa espiritualidade e avessos a religiões dominadoras. A espiritualidade é a sua ligação com o todo, com a essência criadora e divina. Respeite o tempo de cada um, estamos juntos na mesma caminhada, alguns andam rapidamente e outros lentamente, mas algo é certo, todos chegarão ao entendimento. 
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário