terça-feira, 21 de setembro de 2021

Manual para uma boa meditação

              Vivemos numa correria constante, mal conseguimos parar pra dormir e nos alimentarmos, a interação com o mundo é uma loucura, se o corpo cansa a mente cansa muito mais. Por isso é tão importante desenvolvermos o hábito de meditar, de asserenar os pensamentos.
               Quando mente e corpo relaxam, se conectam mutuamente descansando da rotina do dia a dia. O cérebro percebe essa tranquilidade e produz hormônios da felicidade e bem estar, criando novas formas de vermos a vida, de interagirmos com tudo e todos que nos cercam. Meditar é conectar-se com seu EU interno, percebendo de forma mais ativa as intuições, as percepções e entendendo o verdadeiro motivo de certas provações.
                Para aprender a meditar é preciso separar alguns minutos do seu dia para a ociosidade física, escolha um cômodo tranquilo, mas não confortável demais, dormir não é nossa meta, mas sim relaxar. Tire tudo o que puder te prender, cintos, sapatos, roupas apertadas, joias. Sente-se numa cadeira confortável, com sua coluna reta e pés no chão, a música é opcional, mas é de grande ajuda para quem está começando.
                Se você costuma ficar ansioso ou inquieto, pode começar fazendo uma meditação guiada, existem muitas que estão disponíveis nas redes sociais. Outra ótima alternativa é uma música suave, tente prestar atenção a sua respiração. Respire de forma calma e profunda, sinta o ar entrando e saindo de seu pulmão, sem pressa.
                 Fique com os olhos fechados para não se distrair com alguma coisa, não precisa contar a respiração, simplesmente inspire e expire naturalmente, sinta o que isso faz em seu corpo. Perceba que a cada respiração você se sente mais leve, mais tranquilo. Nós respiramos de forma errada e acabamos não oxigenando o cérebro corretamente, por isso vivemos ansiosos, agitados, desmotivados e com insônia.
                 Durante esse tempo em que você se propôs a meditar, podem surgir em sua mente certos pensamentos, ideias, lembranças dolorosas e felizes, sons e barulhos externos podem chamar sua atenção; volte seu foco para a respiração, o cérebro é inteligente e vai tentar te distrair. Quem relaxa tem a mente mais ativa e focada, nosso cérebro não gosta, pois nos quer sob seu domínio, quem vive de forma automática não pensa, só reage, essa é a vontade do cérebro.
                 Existe uma grande diferença entre mente e cérebro, a mente é nossa ligação com o todo, com a espiritualidade, com a essência da qual fomos criados, enquanto que o cérebro é um órgão do corpo, ele controla tudo o que for orgânico, para que funcione perfeitamente. Em termos psicológicos a mente deveria controlar o cérebro para que tudo flua da forma que a gente quiser, mas geralmente é o cérebro quem controla a mente, esse controle chamamos de ego. 
                 Não existe um tempo certo para meditar, você pode começar com 5 minutos e ir aumentando conforme sua necessidade, desde que seja prazeroso; se estiver incomodando é melhor parar e tentar outro dia. Lembre-se a meditação é para seu bem estar e não o contrário.
                 Quem tem o hábito de meditar, tem mais saúde e adoece muito raramente, nosso corpo descansado produz hormônios, enzimas, aumenta nossa imunidade e concentração, diminui o estresse, melhora memória e autoconfiança. Assuma o controle de suas emoções através da meditação, alguns minutos de relaxamento podem mudar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário