quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Como conciliar fé e razão

               Será é que possível conciliar fé e razão? Esse é um dos grandes dilemas que assombra a população do planeta, até que ponto a fé é benéfica em comparação a razão? É preciso um equilíbrio entre as duas para nosso maior entendimento.
               Algumas religiões já estão aderindo a pequenas mudanças, é preciso conciliar ciência, filosofia, fé e razão em qualquer conceito religioso. A época de fé acima de tudo já passou, ninguém quer ser dominado ou manipulado por pessoas que se acham superiores.
               No evangelho segundo o espiritismo encontramos ''Não há fé inabalável senão aquela que pode encarrar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade''. Ou seja, razão e fé devem andar de mãos dadas. No budismo encontramos ''Eu nada espero dos outros, logo, suas ações não podem estar em oposição aos meus desejos''. Ou seja, quando criamos expectativas, bloqueamos nossas decisões e desistimos de nossos desejos.
                A fé quando verdadeira nos conecta com a essência divina criadora, alimentando a alma de confiança diante dos desafios, enquanto que a razão nos leva a compreender os fatos que ultrapassam o campo das crenças religiosas, encontrando explicações lógicas e racionais. Neste momento nos distanciamos do misticismo e adentramos em um mundo onde a ciência e filosofia são reais.
                Muitas pesquisas estão sendo feitas para conciliar fé e razão, algumas conclusões nos dizem que a união de fé e razão aumenta o grau de felicidade, fortalece a imunidade e bem estar, aumentando consequentemente a saúde. Estudos mostram que os benefícios da fé à saúde tem embasamento científico, o que cria uma ligação forte entre o corpo físico e o espiritual. Em tempos de pandemia, muito bem vindo.
                 Segundo o apóstolo Paulo de Tarso ''Examinai tudo, retende o bem'', o foco principal dessa frase é conciliar fé e razão, pois precisamos aprender a analisar os fatos e as circunstâncias para poder escolher o melhor caminho a ser seguido. Estamos todos no mesmo caminho, do aprendizado constante, uns conseguem isso de forma mais rápida, mas todos chegaremos ao final dessa encarnação melhores do que começamos, esse é o verdadeiro motivo das múltiplas vivências terrenas.
                  Quando refletimos sobre o verdadeiro sentido da fé, fica evidente que é possível conquistarmos sabedoria e discernimento. A fé é um sentimento que quando desenvolvido de forma racional nos fortalece em meio as dificuldades, amplia nossa consciência espiritual, dando-nos força e coragem ante os desafios que precisamos  passar para ampliar nosso aprendizado.
                    Buscando um sentido mais profundo para fé e seu poder de iluminar e dar um significado diferente para a vida, Allan Kardec acrescenta: ''A fé precisa de uma base e essa base é a perfeita compreensão no que deve crer. E, para crer, não basta ver, é preciso sobre tudo compreender.'' A partir dessa fé raciocinada o espiritismo propõe um aprofundamento constante de ideias e a busca ao esclarecimento, afinal, novas possibilidades podem se abrir a qualquer momento. 
                     Em relação a crer e sentir, o conhecimento e o amor se fortalecem quando a consciência desperta para as ações praticadas, conciliar fé e razão é o começo para uma vida leve, cheia de aprendizados e realizações. Jesus já nos disse ''a fé se não tiver obras é morta em si mesma'', não basta ter fé, é preciso pratica-la e vivencia-la da forma mais plena. Fé raciocinada significa acreditar, confiar, ter certeza que tudo acontece de forma correta. 
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário