terça-feira, 26 de abril de 2022

Porque é tão difícil viver sem estar medicado?

                Nunca na história da medicina se ingeriu tantos medicamentos como na atualidade, estamos viciados em vitaminas, suplementos, ansiolíticos, antidepressivos, bebidas e drogas de todo tipo. Segundo a ciência o ser humano busca nos remédios e drogas algo que lhe dê prazer.
                Atualmente existe uma necessidade de prazer e bem estar a todo custo, e muitos vivem medicados para fugir da realidade, que nem sempre é boa o suficiente. As vezes sentimos taquicardia, desespero e aquele impulso ou necessidade descontrolada por determinado medicamento, bebida, alimento ou mesmo por outra pessoa, nada mais é do que dependência.
                A dependência é uma busca incessante para aplacar o vazio que está em nossa alma. Tentamos buscar fora o que falta em nosso intimo. Nos perdemos em buscas, em necessidades fúteis para não focar no que realmente precisamos, isto só mudará quando desenvolvermos amor próprio. O vazio que sentimos é a falta de amor em nossa vida, esse amor não é o sentimento que vem de outra pessoa, mas de nós mesmos, é o amor que vem de dentro, é o amor que só nós mesmos podemos nos dar.
                No tratamento de qualquer processo de dependência, é preciso as vezes algum tipo de medicação, mas principalmente terapia para entender nossos sentimentos e aprender a desenvolver o verdadeiro amor. É imprescindível ensinar a pessoa que sofre a se valorizar, se respeitar e se gostar profundamente.
                Será preciso estabelecer relações com a família e amigos focadas na honestidade e dialogo. Conversar, partilhar nossos sentimentos e emoções é uma forma de entendermos o que vai em nosso íntimo, o que sentimos profundamente, aonde a dor realmente está. O amor não é algo igual para todo mundo, nem um sentimento idealizado por qualquer pessoa. 
                Precisamos entender que o amor é algo que nos completa, que agrega em nossa vida, que nos dá confiança para levantar perante os tombos que certamente teremos em nossa caminhada evolutiva. É preciso olharmos para nós mesmos de forma honesta, livre de preconceitos e cobranças, quem realmente é você? Porque sofre tanto? 
               Creio que todos já aprenderam que somos uma união de sombra e luz, de alegria e tristeza, de beleza e feiura, de coisas positivas e outras negativas. É preciso entender que nada é 100% certo ou errado, afinal estamos aqui só de passagem, para aprender a sermos pessoas melhores. Se você está passando por um momento difícil é porque chegou a hora de transformar tudo aquilo de que você não gosta em sua vida, por momentos e situações que te ajudem a valorizar o que de bom você tem. 
                Tenho certeza que existe uma infinidade de coisas, sentimentos e ações positivas em você e ao seu redor, só não está vendo porque está focando no que falta, quando deveria valorizar o que de bom já está fazendo. Valorize o lado positivo da vida, pois ele é muito mais prazeroso.
                 A depressão, a ansiedade e as fobias só ocorrem pela não aceitação da vida. Existe uma mensagem subliminar por detrás das doenças emocionais que é: como não tenho a vida que quero, não aceito a vida que tenho. Há também uma mensagem de arrogância, de prepotência em acreditar que ferindo a si mesmo, fere a própria sociedade, ou seja, o ego diz que eu preciso estar no poder ou no controle, quando na realidade não temos controle de quase nada.
                 Na maioria dos distúrbios emocionais, ou melhor, por trás desse desequilíbrio há sempre culpas e processos autopunitivos profundos, associados a uma falta de humildade em aceitar a vida como ela é, em poder recomeçar quantas vezes forem necessárias para se alcançar a felicidade. Se você está passando por um momento desses é porque algo não vai bem em sua alma, em sua mente e espírito, é preciso mudar a forma de encarar a vida e os desafios que enfrentamos diariamente.
                É evidente que muitas vezes precisamos de ajuda externa para aplacar a dor que existe em nós, os medicamentos tratam o sintoma, mas não a causa. É preciso aprender a lidar com naturalidade e bom senso com nossas emoções, o medo, a tristeza, a raiva e a alegria são emoções básicas, quando não são desenvolvidas se transformam em mágoa, pânico, depressão, ansiedade ou euforia.
                Infelizmente na atualidade tenho observado um excesso de medicação para as emoções naturais, existe um processo crescente de fuga e aceitação em relação aos sentimentos. Se estou triste ou desanimado, vou ao psiquiatra e peço por um antidepressivo ou um ansiolítico, pois quero evitar o enfrentamento com a crescente tristeza e revolta que sinto pela vida não ser do jeito que quero, quando na verdade deveríamos ir para terapia e falar, colocar para fora o que está nos adoecendo. 
                Ansiedade, tristeza, medo e insegurança são situações naturais da vida, como vamos aprender a lidar com isso se fugimos constantemente deste enfrentamento? A grande mudança acontecerá quando desenvolvermos autoconhecimento e usarmos ele no processo de melhora em nossa vida, se a alma está sofrendo é porque a vida exterior não vai bem, é preciso desapegar de certos conceitos, crenças e fórmulas mágicas que nos foram ensinadas.
               A vida é nosso bem mais precioso, é por ela e através dela que desenvolvemos mudanças e acertos em nosso aprendizado espiritual. As emoções, sentimentos, ações e reações fazem parte de cada um de nós, em alguns a dor emocional é a doença da vez, isso ocorre por causa da necessidade de mudança interior, de rever conceitos para que valorizem menos os bens materiais, os cargos e os status sociais e foquem no aprimoramento da personalidade. 
               Em outras pessoas, as dores são físicas, elas precisam passar por doenças constantes, cirurgias, e muitas vezes retirada de órgãos, para que possam valorizar o corpo físico, que é a grande ferramenta necessária na reencarnação. Cada um de nós tem algum tipo de distúrbios ou doenças, elas são a forma que o universo nos dá para valorizarmos a vida. Ame-se incondicionalmente, respeite seu corpo, sua mente e seu espírito, esse é o grande aprendizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário