terça-feira, 5 de abril de 2022

Porque não lembramos das vidas passadas?

                   Quem nunca pensou sobre seu passado espiritual? Fui homem ou mulher? Pobre ou rico? Será que tive muitos filhos em outra vida e por isso nessa não me foi permitido ter nenhum? Porque tenho doenças, quando deveria ser saudável? 
                    Porque não conseguimos lembrar de nossas vidas passadas? Os espíritos nos trouxeram no livro ''o que é o espiritismo'' a citação ''nascer, morrer, renascer e ainda progredir sem cessar, tal é a lei.'' Vale lembrar que para os espíritas isso não é novidade, pois acreditamos na reencarnação.
                    O universo, Deus e a espiritualidade superior nos oferece a oportunidade de reencarnamos sucessivamente para repararmos os equívocos cometidos e desenvolver novos aprendizados. É nesse processo que o espírito inicia uma nova vida em um corpo diferente, muitas vezes alternando o gênero e a polaridade sexual, pois o aprendizado não está num único corpo, mas sim nas energias diferentes.
                    Allan Kardec nos traz na codificação da doutrina espírita que antes de nascermos em um novo corpo passamos pelo processo do esquecimento, onde deixamos para trás partes ou toda a memória espiritual, para podermos recomeçar sem cobranças íntimas. Imaginem se não tivéssemos o véu do esquecimento e ao nascermos trouxéssemos toda essa bagagem de lembranças, medos e inseguranças? Certamente enlouqueceríamos.
                    No livro dos espíritos lemos:'' a lembrança de nossas individualidades anteriores teria inconvenientes muito graves, poderia em certos casos, nos humilhar extraordinariamente, e em outros, exaltar nosso orgulho, e por isso mesmo entravar nosso livre arbítrio. Deus nos deu, para nos melhorarmos, o que nos é necessário e nos basta, a voz da consciência e nossas tendências instintivas, privando-nos do que nos poderia prejudicar.''
                    Vale lembrar que o esquecimento do passado e das faltas cometidas não é um obstáculo ao progresso desse espírito, porque, se não tem uma lembrança precisa do conhecimento adquirido na vida passada, traz gravado em sua mente espiritual o desejo da mudança e a reparação do mal praticado. 
                   Desse desejo ardente por mudança é que surge a intuição de querer fazer algo diferente, de buscar por novos aprendizados e reparar todo o mal que foi cometido consciente ou inconscientemente. Somos espíritos buscando incessantemente a melhora física, mental, emocional e espiritual, devemos valorizar cada nova conquista, mas sem desprezar os erros, pois a partir desses erros é que desenvolvemos o incentivo para mudar e aprender a fazer o bem, para nós mesmos e para os que nos cercam.
                  Esquecer o passado é uma forma de recomeçar sem cobranças, recomeçando do zero em busca de novos aprendizados, novas formas de amar e ser feliz. Agradeça diariamente a oportunidade de estar encarnado nesse momento no planeta terra, pois são milhares de espíritos que aguardam essa oportunidade de fazer a diferença em sua jornada evolutiva.                                      
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário