sexta-feira, 29 de abril de 2022

Você acredita que Deus escreve certo por linhas tortas?

               O ditado popular diz que Deus escreve certo por linhas tortas, mas será verdade? Existe alguém que delimita sua vida, suas escolhas e atitudes? Dessa forma não teríamos sentido nenhum em vivermos, afinal tudo já está programado e nós não podemos fazer nada. 
              O espiritismo, a doutrina que gosto e sigo com algumas reticencias, pois para mim nada é para sempre, tudo pode ser mudado e transformado a qualquer tempo. Tenho a mente aberta, gosto de conhecer tudo, afinal não podemos nos prender a uma única verdade. O espiritismo nos traz que existe uma programação prévia antes de nossa encarnação, mas não diz que somos obrigados a segui-la.
               Somos seres pensantes, pelo menos a grande maioria de nós, se temos pensamentos, emoções e inteligência, fica evidente que podemos mudar a vida, as situações e as provas que estão em nosso caminho. Certa vez, li num livro espírita que uma determinada pessoa estava programada a passar por uma doença e falecer com uma certa idade. Mas algumas situações em sua vida tomaram rumos diferentes, por causa de suas decisões.
              Essa pessoa foi por muitas vidas alguém indiferente a família e amigos, nessa vida esperava-se o mesmo, mas as pessoas que o cercavam ou os sentimentos que foram aos poucos sendo desenvolvidos, fizeram com ele adquirisse uma pequena vontade em ajudar, quando sua mãe veio a óbito, ele assumiu a família e cuidou de seus irmãos. Não estava previsto essa mudança em sua trajetória, pois foi algo que ele decidiu sozinho.
             No momento de sua vida, em que passaria por uma doença, para que ajudasse a desenvolver em seu íntimo compaixão e amorosidade, os espíritos que cuidam dessa encarnação, perceberam que ele não precisaria mais passar por uma doença e morrer, pois já havia desenvolvido as emoções que estavam programadas. Ele sofreu um acidente e foi preciso amputar um dedo, quando estava na programação ficar totalmente debilitado, houve uma mudança na linha da vida desse homem, ele acabou vivendo muitos anos a mais e faleceu bem velhinho, afinal ele já havia mudado por conta própria.
             Esse pequeno exemplo deixa claro que realmente existe uma programação para cada um de nós, mas ninguém é obrigado a seguir, temos o livre arbítrio, podemos aprender coisas novas antes mesmo do programado, assim como temos o direito de mudar nossa forma de ver a vida e de enfrentar os problemas. Não existe o certo ou errado em relação a vida, mas sim o certo e errado que cada um de nós aprendeu em sua trajetória evolutiva.
             Está na hora de pararmos com reclamações e começarmos a fazer a diferença, mesmo sabendo que existe uma programação, isso não quer dizer que somos obrigados a aceitar tudo. Precisamos abrir a mente para as coisas que circulam ao nosso redor, observar porque certos acontecimentos e situações tendem a se repetir, pois enquanto houver repetições significa que algo não está sendo aprendido, estamos deixando as oportunidades passarem.
            A vida é um grande aprendizado, mas também é observação. De nada adianta focar nos aprendizados se não vivenciarmos verdadeiramente cada situação e transformarmos isso em certezas. As emoções e reações dizem muito mais do que vai em nosso íntimo, muito mais do que acreditamos e aceitamos como verdades do que os aprendizados; preste atenção aos ciclos que se repetem, as verdades e mentiras que teimam em permanecer acontecendo, isso é sinal de que você ainda não entendeu o verdadeiro sentido dessas situações.
              Desenvolva olhos de ver com o coração, ouvidos de ouvir o que realmente certa pessoa está falando, leia nas entre linhas, observe mais e aprenda com isso. Você é um ser espiritual inteligente, cabe a você e mais ninguém tomar as decisões importantes. Assuma o controle de sua vida, ame sua trajetória e aprendizados, esse é o verdadeiro caminho para o sucesso e a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário