sábado, 13 de fevereiro de 2016

Acabando com o preconceito

       Numa conversa entre amigos, Janete nos perguntou:
       -Alguém pode me explicar porque as pessoas tem medo dos espíritos que se dizem Exus?
       -Eu não tenho medo, pelo contrário quero eles sempre por perto.
       -Sabe Fatima, lá na casa onde participo de um grupo de estudo, me disseram que Exu é do mal, e que faz o mal, isso é verdade?
       -Não Janete, as pessoas simplesmente não procuram se informar, e por este motivo sentem medo. Os Exus são os representantes da ordem no mundo espiritual, cuidam de nossa segurança, de nossas cidades, do país e do planeta. Alguns escritores os chamam de Guardiões, que na verdade é o que eles são, a grande maioria dessas estidades foram generais ou comandantes quando por aqui estiveram.
       -Nossa, nunca poderia imaginar que os Guardiões que leio nos livros, são os mesmos Exus que as pessoas tem medo. É muita falta de conhecimento mesmo...
       -Sim Janete, a maioria não quer estudar e critica quem o faz, ouve de alguém essa história de que Exu é do mal, a aceita e o que é pior, passa adiante uma informação errada.
       -Eu estou começando a conhecer o espiritismo, e percebo que você tem razão, é muito cômodo a gente não pesquisar. Fico pensando em quantas pessoas tem esta dúvida e não procura se informar...
       -E o pior se você incorporar um Exu, vão dizer que está obsediada.... Cuidado Janete...
       -Ai meu Deus, socorro....
       Todos rimos muito, afinal a grande maioria do grupo frequenta casa espírita e já passou por alguma dificuldade em relação a nomenclatura dos espíritos.
       Segundo Kardec, que na minha opinião foi muito bem intuído quando codificou a doutrina espírita, não importa o nome do espírito mas sim o conteúdo que ele nos passa. Seja Exu, Preto Velho ou uma simples criança, o importante é  a lição. Que me desculpem os mais radicais, se eu tiver que escolher, sempre ficarei com Kardec.
       -Sabe amigos, vou contar pra vocês um caso que me aconteceu anos atrás com um Exu...
       -Certo dia eu voltando da escola, lá pelas 23 horas, percebi que um espírito me seguia, perguntei o que ele queria. Só disse que me acompanhava pois a rua era perigosa e era seu dever me proteger. Na época eu nem sabia o que era um Exu, mas aceitei a companhia, e quando viramos uma esquina, adivinhem, tinha uma turma de garotos fumando maconha e bebendo. Fiquei parada por um instante, sem saber se continuava ou mudava de rua. Nisso o espírito que me acompanhava disse:
       -Continue como se eles não estivessem aí, pois estou contigo e nada vai te acontecer...
       -Eu continuei, com um pouco de receio, mas confiei. O mais inacreditável é que os rapazes nem sequer me olharam, passamos eu e o Exu, a alguns metros deles e nada aconteceu... Ao chegarmos na minha casa, perguntei pra ele o que tinha acontecido, afinal passamos ao lado do grupo e eles não perceberam, o Exu com um leve sorriso me disse:
       -É muito simples, eles não nos viram, estavam tão envolvidos no consumo da droga, que eu criei um campo de invisibilidade ao nosso redor...
       -É evidente que depois desta noite ficamos amigos, e sempre o vejo por perto....
       -Nossa Fatima que história linda, deve ser muito bom a gente conseguir ver e ouvir os espíritos..
       -Nem sempre, mas como sou meio São Tomé, não sei se eu acreditaria sem ver ou sentir....

Nenhum comentário:

Postar um comentário