quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Aumentando meus conhecimentos

        Aqui em meio aos meus estudos, terminando de ler o Evangelho Gnóstico de Tomé, e nas aulas da faculdade de Teologia, percebo que muito do que acreditamos ser verdade, na realidade não é.
        Alguns dos textos de Tomé, aquele apóstolo que tinha que ver para crer, é muito diferente do que está na Bíblia, mas a resposta veio na aula de teologia, no famoso Concílio de Niceia no ano 325 d.c. quando Constantino resolveu juntar todos os manuscritos cristão e criar o Novo Testamento, como tinha que ter uma certa igualidade entre os escritos, todos que eram decorrentes de alguma seita como por exemplo os gnósticos, os maniqueístas, os montanistas, entre outros, foram excluídos e assim temos o Novo Testamento sinótico, pois são muito parecidos, diferentes somente na inclusão de certas frases, convenientes para a época...
        Para quem não sabe o evangelho de Tomé foi encontrado numa caverna em 1945, em uma urna de barro onde tinham 52 livros(pergaminhos) nas proximidades de Nag-Hammadi, no Alto Egito. Muitos estudiosos religiosos ou não, dedicaram-se a pesquisa destes livros, e chegaram a conclusão que Tomé anotava quase sempre o que Jesus falava, mas sem dar sua opinião nos textos, ou seja por isso existe uma grande diferença com os textos do Novo Testamento.
       Hermínio Miranda, um grande pesquisador espírita também estudou a fundo os textos de Tomé, deste estudo surgiu o livro O Evangelho Gnóstico de Tomé, é um livro necessário de se ler para os que como eu querem entender um pouco mais sobre os ensinamentos de Jesus, vale a pena o estudo...
       A grande vantagem deste livro é que Hermínio pesquisa todos os escritores que leram estes pergaminhos e faz uma ligação com o que estudamos no espiritismo. Algo maravilhoso, diga-se de passagem, pois como Kardec nos ensinou, a ciência e o espiritismo devem andar juntos, se tivermos que escolher, o melhor é ficar com a ciência.
       Mas uma coisa é certa, Jesus nos trouxe muitos ensinamentos, até hoje ainda não conseguimos entende-los corretamente, mas como Ele mesmo dizia: ''Aquele que procura não cesse de procurar até quando encontrar; e quando encontrar, ficará perturbado; e ao perturbar-se, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo''.
      Que possamos nunca deixar de procurar o conhecimento, afinal só o conhecimento nos salvará....
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário