quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Temos um lado sombra dentro de nós?

       Em conversa com uma amiga, ela me pergunta:
       -Na psicologia fala-se muito no nosso lado sombra, mas será que somos tão maus assim?
       -Eu particularmente acredito que nossa essência é má, afinal estamos começando a conhecer o bem, ou começando a sermos pessoas boas.
       -Como assim? Eu sempre achei que todo mundo nascia bom.
       -Não é bem assim, pois somos espíritos tentando evoluir vida após vida. Se formos estudar mais aprofundadamente, veremos que a natureza humana sempre andou no caminho do mal. Há poucos séculos atrás era normal a lei do olho por olho, dente por dente, ou seja, se você matou alguém seria morto por isso; hoje existem outras leis, e o assassino vai pra prisão.
      -Eu nunca tinha pensado desta forma, me esclareça mais por favor...
      -Não sei de tudo, mas tento estudar sobre todos os assuntos, no espiritismo a gente acredita que a humanidade ainda é muito jovem, e é por isso que cometemos tantas atrocidades. Mas os tempos estão mudando, o que era normal ou aceitável anos atrás, já não é mais. Isso nos faz pensar que aos poucos estamos aprendendo a sermos pessoas melhores, mas ainda existe muito mal na terra, e acredito que ainda vai demorar um longo tempo para conseguirmos extingui-lo totalmente.
     -Eu acho que preciso estudar mais, pois pensava totalmente diferente...
     -O que acontece é que a gente tem o hábito de querer ver tudo com bons olhos, e nem sempre vemos como as coisas são. Nosso lado sombra tenta nos manipular constantemente.
     -Existe alguma dica pra saber, se nosso lado sombra é maior que o lado bom?
     -Várias, que na maioria das vezes nem percebemos, por exemplo: faz parte de nós humanos representarmos um papel no grande palco da vida, representamos o tempo inteiro, ora somos bonzinhos, ora santos, ora defensores da verdade, mas no nosso íntimo sabemos que nem sempre somos assim. Outra forma de manipulação é tentar convencer as pessoas que nos cercam, de que somente nós sabemos a verdade, quando na realidade cada um tem sua verdade ou modo de pensar.
      -Que horror, eu as vezes faço isso, então sou sombra?
      -Nesses momentos sim, e não tem nada de errado nisso, afinal todos somos sombra. Isso é normal, só que a partir do momento que a gente percebe que está errando, devemos nos modificar, pra sermos pessoas melhores.
      -Vou começar a prestar mais atenção nos meus pensamentos e palavras....
      E nossa conversa continuou sobre outros assuntos....











Nenhum comentário:

Postar um comentário