quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Relações tóxicas, estão mais perto do que imaginamos

         Esses dias em minhas reflexões, lembrei-me de um amigo, que enquanto vivia com seus familiares nada dava certo em sua vida. Não conseguia um emprego fixo, não podia trazer ou receber um amigo em casa que seus pais já reclamavam. A partir do momento que resolveu sair e tentar viver sozinho, tudo mudou, parece que um novo mundo se descortinou em sua frente.
         Parece estranho dizer isso, mas as vezes temos que ir pro mundo para encontrarmos nosso caminho. A família pode ser maravilhosa e bem estruturada, mas o apego afetivo dos laços sanguíneos podem nos atrapalhar.
         Algumas pessoas se sentem presas e até boicotadas quando estão em meio a seus familiares, seja por pressão ou mesmo por exigência, o ideal é estarmos convivendo com nossa família em harmonia, se isso não ocorre, melhor mudar essa situação enquanto é tempo, pois pessoas tóxicas estão em todos os lugares, podendo ser familiar, amigo ou desconhecido.
          Segundo o espiritismo, é em nossa família e amigos próximos que podemos encontrar nossos maiores desafetos, isso acontece para que aprendamos a amar, respeitar as diferenças e sermos mais compreensivos. A evolução depende disso.
         Respeitar e amar não quer dizer necessariamente que devemos viver juntos e aceitar todo tipo de provas sem tentar uma solução melhor. Darei alguns exemplos de relacionamentos tóxicos que devemos tentar evitar em nossa existência em prol de nossa evolução.
         Uma relação deve ser boa, saudável e ter reciprocidade para conseguirmos conviver, quando isso não ocorre abrimos caminho pro egoísmo e para uma péssima convivência familiar.
         Quando o drama e o vitimismo se fazem presente em nossa casa é sinal que algo não vai bem. Isso nos torna pessoas amargas, sem vontade de viver e tristes. Trazendo energias ruins para nosso corpo e mente.
         Quando não somos felizes em determinado ambiente, sentimos cansaço, sonolência e vontade de não fazer nada, muito provável que este lugar é tóxico, cedo ou tarde você poderá adoecer.
         Família que se ama e se respeita, está junto nos bons e maus momentos, se isso não acontece é porque tem algo de errado. Preste atenção e mude sua vida se preciso for.
         Amigos ou familiares tóxicos, farão com que você sinta culpa. Culpa por qualquer coisa diferente que tenha feito.  Amor não combina com cobranças ou obrigações, não impõe ou exige. Cuidado se isso ocorrer com certa frequência, talvez seja o momento de mudanças.
        As vezes é difícil separar certos sentimentos confusos que surgem, principalmente se estão relacionados a familiares e amigos íntimos, pois o amor pode estar disfarçado de apego e pode te prejudicar.
        Somente você pode perceber se está em uma relação tóxica com seus familiares ou amigos, tomar uma decisão e sair dessa situação, só cabe a você e ninguém mais. Somos responsáveis por tudo o que atraímos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário