quinta-feira, 17 de maio de 2018

Esgotamento, muito mais comum do que se imagina

        Você já ouviu falar em esgotamento psicológico?
         É um esgotamento que nos afeta física, mentalmente e emocionalmente, um desanimo que sentimos ao acordar e passamos o dia sem saber como sair deste sentimento.
        Na atualidade muitas cobranças são feitas para vivermos em sociedade. Devemos ser pessoas boas, fazer e praticar o bem ao próximo, esquecer de nossos sentimentos, medos e ansiedades. Ninguém quer conviver com pessoas frágeis e sem vontade própria. Devemos saber de tudo e estarmos abertos ao novo. Será que isso está nos ajudando ou atrapalhando nossa jornada terrena?
        Muitas cobranças e pouca ajuda. Isso é o que recebemos na maioria das vezes. Você sente-se cansado de tantas cobranças e desanima as vezes?
        Esse sentimento é sentido por uma boa parte da população, os mais sensíveis ou ansiosos tendem a ter este esgotamento psicológico e sua vontade é abandonar tudo e todos. Mas será que isso resolveria alguma coisa?
        Alguns sinais e consequências comuns de pessoas que estão passando por um esgotamento psicológico:
        * Fadiga física e perda de energia. A sensação de esgotamento chega as vezes em um nível que temos certeza que não conseguiremos levantar da cama e sobreviver ao dia.
        * Insônia. As vezes é difícil pegar no sono, com o passar do tempo, perde-se a vontade de dormir e a insônia toma conta.
        * Perdas de memória. Alguns estudiosos chegaram a conclusão que pessoas estressadas e desanimadas, tendem a diminuir sua capacidade de absorver conhecimentos ou lembrar dos que já adquiriu. É o chamado efeito de desinformação. Algo muito comum na atualidade.
        * Incapacidade de sentir prazer. Antigamente você adorava ver televisão, por exemplo, agora nem consegue ligar o aparelho. Nada ou ninguém consegue te animar, falta esperança, vontade de viver e não consegue visualizar um futuro onde você esteja feliz.
        Se você sente alguns desdes sentimentos, muito provável esteja passando por um momento de profundo esgotamento, como sair dessa fadiga emocional?
        Reserve momentos para se reencontrar. Faça meditações, orações ou relaxamento com o intuito de redescobrir quem você é. Dê permissão de se reencontrar e ser feliz.
        Aprenda a priorizar, você é sua principal prioridade. Deixe de lado tudo o que não for bom ou necessário ao seu bem estar. Ame-se e aceite-se do jeito que você é, a mudança interior é sua e de ninguém mais.
        Deixe de ser tão exigente. Cobranças demais tendem a nos deprimir e nos deixam cansados e inseguros. Devemos aprender a sermos realistas, aproveitar o tempo sem pressão e sem exigir perfeição. Não somos e não seremos perfeitos por muito tempo ainda, afinal quem é perfeito não precisa reencarnar aqui na terra para aprender.
        Sabemos que nossa realidade é cada vez mais exigente, e que as vezes queremos fazer tudo. No entanto, nunca é demais lembrar que somos feitos de pele, carne, coração e tendões psicológicos, que devem ser alimentados com tempo de qualidade, descanso, tranquilidade e lazer. É de grande importância aprendermos a nos priorizar,  cuidar de nós mesmos como merecemos, afinal estamos aqui para aprender a sermos pessoas melhores e em harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário