segunda-feira, 28 de maio de 2018

O que é maturidade espiritual

          Eu costumo viajar muito para participar de workshop, palestras e cursos, o conhecimento é essencial. Tenho aprendido muito e de diversas formas, observo que uma boa parte das pessoas que se propõe a divulgar um determinado conhecimento, falam de espiritualidade e espiritualização, falam também sobre a maturidade espiritual, ou melhor sobre a falta de maturidade. Alguns chegam a dizer que a grande maioria dos habitantes do nosso planeta é infantil espiritualmente. Será verdade?
         Maturidade espiritual é quando você aceita que é passível de erros, pois estamos aqui para adquirir  aprendizados. Quando nos perdoamos e perdoamos os que nos cercam, sem guardar magoa ou rancor.
         Maturidade é quando percebemos que não precisamos de tantas coisas para suprir nossas necessidades. Menos é mais, e isso se aplica a bens materiais, pessoas, sentimentos e emoções. O equilíbrio é imprescindível em nossa jornada aqui na terra.
         É quando você passa a ser seletivo internamente, sabe que pode contar com certas pessoas, pois para manter uma boa relação só precisamos de amizade e empatia. O resto vem com tempo e afinidade.
         Maturidade é quando você se coloca no lugar dos outros, deixando de questionar se ele está certo ou errado em seus sentimentos e emoções, você simplesmente aceita e compreende que nem todos estão na mesma vibração ou motivação que você, mas o respeito é de extrema importância.
        Chega um momento em nossa vida que não queremos a casa cheia, mas com pessoas que amamos e confiamos. Não é mais preciso tanto barulho, afinal a busca é interior e lenta, o autoconhecimento é individual.
        Maturidade é quando deixamos de pensar em nós para orar por pessoas que nem conhecemos. É fazer a caridade sem olhar a quem. É dedicar um tempo de seu dia para orar e vibrar energias positivas para os doentes da alma ou do corpo, sem pedir ou esperar nada em troca.
         É quando você se despe de suas máscaras e percebe que fica muito mais fácil viver assim. Percebe que andar descalço e com roupas velhas é libertador.
         Maturidade vem com altos e baixos, com o entender nas entrelinhas.  Com  a sensação que não existe superioridade e sim humildade de quem precisa manter o olhar atento, os sentimentos honestos, a obrigação de cuidar melhor de si mesmo, com força e coragem de ajudar a todos que precisarem, mas em primeiro lugar devemos nos ajudar. Somente quem está bem pode ajudar outras pessoas a ficarem bem.
         Maturidade espiritual vem quando você não precisa viver de melindres, medos ou anseios, é quando não precisamos disfarçar o que somos, quando aceitamos a nossa própria condição de aprendizes. Afinal somos essência divina em um corpo transitório e falível.
        Cabe a cada um de nós procurar o equilíbrio necessário para nossa melhora física, mental e espiritual. Somente após trilharmos este caminho é que poderemos desenvolver a maturidade espiritual da qual necessitamos para nossa evolução. Somos luz, paz, amor, perdão, aceitação e gratidão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário