quinta-feira, 4 de junho de 2020

Ansiedade um distúrbio emocional e espiritual

          Ansiedade em seu conceito amplo é um estado psíquico de apreensão e medo provocado pela antecipação de algum inconveniente, situação ou perigo. A ansiedade é uma reação natural do ser humano, ela pode nos ajudar e proteger  mediante algum perigo, mas pode se tornar distúrbio quando faz parte de nosso dia a dia, interferindo no funcionamento saudável de nossa vida, alterando nossas emoções e sentimentos.
         Atualmente uma grande parte da população já sofreu ou sofre com crises de ansiedade, esse desequilíbrio emocional tem causado doenças tais como: crise de pânico, fobias, perturbação obsessiva compulsiva, síndrome do estresse pós traumático, depressão, psicoses e muitas outras perturbações, isso sem falar que esses distúrbios abrem caminho para o desequilíbrio espiritual, afinal estamos vivendo num corpo físico, mas somos seres espirituais.
         Do ponto de vista emocional já sabemos que a ansiedade não é uma boa companhia, na visão espiritual a ansiedade é uma ilusão de controle, queremos controlar o futuro, as pessoas que nos cercam, o tempo e as coisas, quando na realidade não temos controle de nada disso.
         A ansiedade é uma inquietude do espírito, ele está de alguma forma infeliz com a vida que leva. A ansiedade surge para que esse ser pare e reflita sobre os rumos que sua vida está seguindo, é uma forma de reconexão espiritual, emocional e até física, pois esse distúrbio muitas vezes nos adoece. 
         Para uma pessoa ansiosa é complicado ficar parado em frente a uma televisão assistindo algum programa, se forem noticias ruins é comum essa pessoas passar mal, sentir-se sufocado e até com enjoo, é muita empatia por coisas que não podemos mudar. Essas pessoas sofrem por antecipação de tudo, seja por um compromisso de trabalho, lazer ou mesmo por motivos que na maioria das vezes nem sabemos direito.
          É um sofrimento tão grande que chega ao ponto de se irritar com as pessoas que não são ansiosas, tende a reclamar de tudo, do patrão, da família, dos amigos. Sente falta de algo que não sabe exatamente o que é, mas sabe que precisa mudar para não errar novamente, possivelmente são as lembranças do seu passado espiritual.
          A pessoa ansiosa tende a desenvolver uma carência afetiva, sente falta de ser amado, necessita de amor e carinho muito mais que os outros, no fundo ele quer ser o centro das atenções,  para não precisar se preocupar com o futuro, é um mecanismo de defesa e até de fuga da realidade. O ansioso não quer focar no presente, não quer viver o hoje com medo de errar, por isso prefere visualizar o futuro.
          A cura ou melhora desse mal é a terapia, é aceitar que não somos perfeitos, mas que podemos nos adaptar a qualquer situação, seja ela qual for. Em termos espirituais, sabe-se que  todos cometemos erros e reencarnamos para transformar esses erros em aprendizados, mas alguns levam esse medo tão a sério que ao adentrar no corpo físico acabam gravando no DNA todos os anseios, dúvidas e sensações negativas das ultimas existências. Normalmente precisam de medicação, terapia e mudança das crenças limitantes.
          Aprender a meditar e olhar para nossos erros com paciência e tranquilidade é o primeiro passo para uma mudança real. Não desanime se você estiver passando por um momento de ansiedade, respire fundo, confie que tudo é passageiro e principalmente não se culpe. Perdoe-se continuamente, ame-se incondicionalmente e procure por ajuda.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário