segunda-feira, 29 de junho de 2020

O que acontece quando uma pessoa está em coma?

         Somos espíritos vivendo uma experiência física, orgânica e material. A cada ciclo reencarnatório temos a oportunidade de novos aprendizados com o intuito de reparar os erros do passado, há casos em que podemos ajudar no avanço da humanidade, colaborando com o desenvolvimento intelectual, emocional, espiritual e moral.
          Nascemos em um mundo material para poder fazer, entender, experimentar coisas e situações que no plano espiritual seriam impossíveis. Por esse motivo nosso corpo e mente passa por doenças e distúrbios, o estado do coma é uma forma de aprendizado, tanto da pessoa que precisa passar por essa situação como da família.
          A pessoa que fica em coma por algum motivo, deixa de participar ativamente da vida material, segundo a medicina o estado de coma é uma desordem orgânica e da consciência, o cérebro é quem coordena tudo em nosso corpo, se por algum motivo ele adoece e deixa de cumprir com suas funções; perde-se os reflexos básicos como abrir e fechar os olhos, tossir, falar, interagir com o mundo ao seu redor, ou seja, o corpo deixa de responder a estímulos e entra num sono profundo.
            Para a medicina materialista a única explicação é doença, mas para nós que acreditamos que não somos só um corpo, mas sim um espírito vivendo temporariamente em um corpo; sabemos que existe muito mais que doença ou distúrbio. O espírito fica livre enquanto o corpo está dormindo, seja num sono reparador ou de coma. Porque precisamos passar por essa privação de sentidos e convivência familiar, quais aprendizados surgem de um estado vegetativo como o coma?
             A palavra coma vem do grego Kôma e significa sono profundo, durante este sono profundo o espírito se desprende do corpo, fica livre de eventuais deficiências físicas e emocionais. Da mesma forma que acontece durante o sono físico em que uma pessoa é cega, quando esse espírito se liberta ele vê tudo, pois recupera sua consciência espiritual, no coma ocorre o mesmo.
            No livro dos espíritos, questão 407, os espíritos nos dizem que não precisamos de um sono profundo para a emancipação da alma, ou seja, o espírito se liberta mesmo quando os sentidos entram em torpor, num relaxamento ou meditação o desprendimento espiritual ocorre. É comum ouvir de pacientes que estavam anestesiados e até em coma, relatos de acontecimentos com detalhes impressionantes, o espírito dessa pessoa pode ir visitar seus familiares, pode ficar ao lado do corpo observando os médicos e o que acontece ao seu redor, mas pode também ir estudar e até trabalhar no plano espiritual. O espírito está muito mais ativo quando se desprende do corpo físico, tem consciência de si e do ambiente, mas não consegue comunicar-se com o plano físico.
            Existem suposições em relação a quem passa pelo coma, afinal não existe uma resposta exata, cada caso é único e não podemos fazer comparações. Uma das explicações é que essa pessoa está em fuga da realidade, as vezes uma doença deixa sequelas e não é fácil aprender a conviver com esses impedimentos. Fugir da realidade, das dificuldades, da dor ou mesmo do olhar de piedade da família é um dos grandes motivos. Outro fator importante é que muitas vezes temos medo de tomar certas decisões e preferimos que outros as tomem, por exemplo em casos de doenças terminais em que é preciso desligar os equipamentos ou mesmo na doação de órgãos.
             Em meus trabalhos em desdobramento encontro muitas pessoas, algumas estão ativas no plano espiritual enquanto seus corpos estão sendo mantidos vivos por aparelhos e máquinas, outros estão simplesmente vagando sem saber que seu corpo permanece imóvel em algum hospital. Todos são ajudados conforme suas necessidades e de acordo com seu estado mental.
            A melhor forma de ajudar quem passa por essa provação é a prece, sabemos que nada acontece sem um motivo, o aprendizado é de todos, do doente e da família. Aceitar que nós não temos controle de tudo é outra forma de ajuda, aceitar, confiar e se resignar que estamos aqui só de passagem, nossa casa é o mundo espiritual, a morte é somente física, o espírito é imortal.
           
   
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário