quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Inteligência emocional

                 A forma como lidamos com nossos sentimentos, como reagimos as situações e como interagimos com as pessoas, pode dizer muito a nosso respeito e até determinar nossa carreira, sem falar que uma pessoa equilibrada é muito mais feliz do que aquele que não entende seus sentimentos.
                  Certamente você já deve ter ouvido a clássica frase: ''pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e são demitidas pelo seu comportamento''. Se formos pesquisar a fundo veremos que isso faz muito sentido e é algo que acontece em uma grande empresa. Essa frase me lembra uma conhecida que era extremamente inteligente, fez várias faculdades, cursos e workshops, tinha um perfil empreendedor, seu currículo é excepcional, mas não tinha experiência de quase nada.
                     Era contratada em grandes empresas, quase nunca passava do período de experiência, ela dava seu melhor, mas lhe faltava traquejo social, não sabia lidar com as pessoas e sempre se achava muito melhor do que seus empregadores, sabe o que faltava para essa pessoa? Humildade em reconhecer que não sabemos tudo e inteligência emocional, não basta ter cursos, é preciso saber administrar o conhecimento com as emoções.
                     Inteligência emocional é um conjunto de emoções básicas que vivenciamos em nosso dia a dia. Precisamos saber administrar certas emoções, tais como: o medo, a alegria, raiva, tristeza, necessidade de afeto, carência, entre outros. A emoção que nos atrapalha, quando identificada, permite gerenciarmos de forma correta esse sentimento, mas só aprendemos a identificar e corrigir essas emoções vivenciando-as. É dessa forma que nos equilibramos.
                      Resumindo, inteligência emocional é a capacidade de reconhecer nossas próprias emoções e dos outros, usando esse conhecimento para orientar os pensamentos e comportamentos. Agora a pergunta que não quer calar, possuímos inteligência emocional?
                      Alguns possuem, mas a grande maioria das pessoas passa uma vida inteira sofrendo por não ter desenvolvido essa inteligência, focamos nossas crianças a aprenderem o máximo sobre tudo, mas não ensinamos a desenvolverem suas emoções, muito pelo contrário, é exigido que sejam escondidas as emoções e sentimentos, a criança que chora ou que fala o que sente é sempre excluída do grupo. Estamos criando adultos emocionalmente adoecidos e inseguros, sem falar nas doenças e distúrbios que essa negligência causará.
                      Precisamos encarar os momentos de dificuldades com mais leveza, aprender a olhar o todo e não somente a parte que nos interessa. É preciso melhorarmos os relacionamentos interpessoais, o respeito com o outro é tão importante como o respeito com nós mesmos. Essa habilidade de olharmos com amorosidade para aquele que sofre e para os nossos sentimentos é algo que leva uma vida inteira para ser desenvolvido. 
                     Não se pode exigir de uma criança inteligência emocional, afinal ela ainda está em desenvolvimento, mas sim no adulto, se ele por algum motivo não desenvolveu inteligência emocional, será preciso fazer terapia para entender o motivo pelo qual ainda permanece na infância, ou seja, está brigando com suas emoções e sentimentos para não crescer, muito provável essa pessoa se acha superior aos demais e sempre dirá que o erro vem dos outros, ele está sempre certo. Seu ego é gigantesco.
                     Uma inteligência emocional desenvolvida favorece o bom relacionamento entre as pessoas, permitindo um maior entendimento das relações pessoais e a melhor interação ou comunicação no trabalho e no dia a dia. Só há vantagens em desenvolve-la.
                      A inteligência emocional influência de forma positiva na saúde física e mental. Ela previne transtornos psicológicos como a ansiedade e depressão, bem como os distúrbios psicossomáticos. Sem falar que pessoas com essa capacidade desenvolvida são muito valorizadas nas empresas e roda de amigos, quem não quer por perto alguém equilibrado e com bom senso, que consegue discernir e ter clareza de pensamentos em qualquer situação.
                      A maneira mais eficaz de desenvolver inteligência emocional é o autoconhecimento, faça terapia para analisar suas emoções, seu sentimentos e suas reações, dessa forma você conseguirá entender o que os outros sentem e pensam, ampliará sua mente para o auto amor e aceitará que estamos todos em aprendizado constante, ninguém sabe tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário