quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Somos seres submetidos a certas condições

                Nascemos condicionados a certos tipos de reflexos automáticos que são transmitidos a nós pelo DNA por gerações, quando quebramos esses condicionamentos garantimos que nossas próximas gerações sofram menos e sejam mais abertas a mudanças, sem falar na possibilidade de eliminar as crenças e limitações de forma mais fácil.
               Um ótimo exemplo de nosso condicionamento é o frio, antes de sentirmos propriamente o frio, sentimos um tremor ou arrepio que vai percorrendo o corpo, dessa forma sabemos que está frio. Outro exemplo é a necessidade de se alimentar, mesmo que não estejamos com fome, ao olharmos ou lembrarmos de uma comida gostosa é comum salivarmos e imediatamente sentimos a vontade de estar saboreando essa comida. 
                Esses condicionamentos não estão somente associados as necessidades orgânicas, mas também a forma como pensamos. As decisões que tomamos de forma rápida são reflexos automáticos gerados por gerações, observe seu pai ou sua mãe, em determinadas situações eles reagem exatamente igual a você, ou seja, você herdou deles os mesmos reflexos, independentemente de serem bons ou ruins.
                  A criança aprende por observação, ela irá imitar seus pais em seu desenvolvimento, por isso o famoso ditado popular nos diz: tal pai, tal filho. Raramente uma criança fará algo que ninguém costuma fazer, mas pode inconscientemente trazer gravado em seu DNA gestos e condicionamentos de seus avós e tios, afinal isso é transmitido pela genética e também pelo processo coletivo.
                  Carl Jung se destacou na psicologia por suas observações, que alteram as percepções e natureza do mundo. Graças a teoria do inconsciente coletivo, conseguiu mostrar o alcance de nossa mente. Possuímos uma mente construída por informações e impressões herdadas pela família e indivíduos de fora, de forma direta ou indireta, são comportamentos, pensamentos e impressões que não controlamos conscientemente.
                   Segundo Jung somos um absorvente natural de arquétipos avulsos, ou seja, absorvemos tudo, independente de quem seja, sendo da família ou não, absorvemos e canalizamos em nós o consenso do grande coletivo externo, tudo fica gravado em nosso inconsciente e quando menos imaginamos estaremos repetindo certas situações, pensamentos e decisões. Isso pode ser assustador, mas também é a chave para uma mudança mental e emocional.
                    Se tudo está gravado em nosso inconsciente, só precisamos acessa-lo para transformar nossa vida. A única forma de acessar de forma correta o inconsciente é pela hipnoterapia, através dessa ferramenta terapêutica adentramos ao mundo do que nem sabemos que conhecemos, das lembranças da infância e dos nossos maiores receios, ao trabalharmos mentalmente o que nos incomoda, eliminamos da mente aquilo que só ocupa espaço e transformamos crenças limitantes em mudanças assertivas.
                   Darei um exemplo pessoal, desde muito jovem sempre estive envolvida em coisas artísticas, gosto de falar, cantar e inclusive atuei em peças na escola, com a chegada da adolescência fui adquirindo um medo da exposição, falar em público ficou impossível, sentia um medo absurdo, não encontrava o motivo para isso. Busquei por ajuda terapêutica comum, mas não adiantou, somente após tentar a hipnoterapia clinica é que consegui eliminar de minha vida o medo de falar em público. 
                   Quando adentrei ao meu mundo inconsciente, descobri que na minha infância ocorreu um episódio onde fui recriminada pelos meus pais por falar demais, aquilo causou um trauma na criança falante que sempre fui. Ficou registrado em minha mente que falar com várias pessoas ao mesmo tempo era errado, que para ser aceita era preciso me calar.
                    Após essa terapia nunca mais tive problemas em falar em público, muito pelo contrario, atualmente sou palestrante e administro cursos, inclusive nem preciso estudar muito o assunto do que irei falar, pois no tempo que monto os cursos ou palestras, já gravo em minha mente o conteúdo e consigo acessa-lo de forma rápida e segura.
                  Para meus familiares sou a diferentona, eu costumo aprender as coisas rapidamente, tenho uma forma de pensar e agir que me diferencia do resto da família, possuo uma vida completamente diferente de todos e para alguns é impossível se verem num contexto ou situação que para mim é corriqueira. Se eu consegui mudar o meu destino, você também consegue. Busque por novas alternativas, seja a diferença em sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário