quinta-feira, 9 de março de 2023

Qual é minha responsabilidade no mundo?

                       Se ligarmos a televisão ou acessarmos algum site de notícias veremos que o mundo ao nosso redor sofre por doenças, corrupção e misérias. As dores que dominam a humanidade, nascem e crescem de nossas ações, dos erros que praticamos consciente ou inconscientemente, de quando somos omissos em relação as nossas responsabilidades, da desatenção que pomos em tudo o que não nos interessa.
                        De certa forma estamos fugindo e ignorando nossa tarefa no planeta terra, entra ano e sai ano, mas nenhuma mudança eficiente acontece, a impressão que temos é que a terra está piorando a cada semana, o ser humano está se tornando mais frio e calculista, nossos interesses são egoístas ao ponto de não nos importarmos com quem sofre ao nosso lado.
                         Parece que as pessoas não confiam mais em um ser superior, mesmo com tantas religiões em vigência, nossa fé está cada vez menor, isso quando possuímos um pouco de fé. Desde a vinda do Mestre Jesus, o cristianismo tem crescido, mas a real mensagem da caridade parece ter diminuído. Antigamente fazíamos coisas erradas as escondidas, atualmente é tudo escancarado e de preferência anunciado nas redes sociais, para conseguir mais adeptos do erro ou desencaminhar aquele que anda por um frágil caminho do bem.
                         Percebo que muitos ainda permanecem naquela confortável visão de tirar vantagem do seu irmão, o despudor e a falta de vergonha cresce assustadoramente, isso graças as redes sociais e mídias de comunicação. Hoje, tudo o que está relacionado de forma negativa referente aos humanos é amplamente divulgado e seguido por uma grande parcela de pessoas, estão impondo hábitos e costumes prejudiciais ao homem, as mulheres, as crianças e a família.
                          Teorias anticristãs são exaltadas aos quatro ventos, o materialismo é aplaudido e estimulado, está sendo valorizado o abandono a família e a moralidade, a pretexto de resguardar a criatura humana do mal psicológico, tudo o que é correto de certa forma agride e cria males emocionais. 
                          A educação de berço tem sido abandonada, na maioria das vezes, o casal  não queria ter filhos, estavam em busca de sexo e prazer e por um descuido nasceu uma criança e os pais não tem tempo e nem estão preparados para educa-la. 
                          Nos tornamos vaidosos por sermos criados a imagem e semelhança de Deus, por causa disso acreditamos que tudo nos é permitido, que viemos a passeio e que precisamos aproveitar a vida o máximo possível, afinal vamos morrer e deixar tudo para trás. Ledo engano, tudo o que praticamos, um dia iremos prestar contas de nossos erros, na verdade esse dia nem está assim tão longe.
                           Quanto mais tempo permanecermos no erro, mas nossa responsabilidade cresce. De nada adiantará gritar contra a dor se não tomarmos a resolução de mudarmos nosso comportamento. Foi isso que Jesus nos disse, a mudança começa em nós, o discernimento e a lucidez só chegará quando eliminarmos de nossa vida os erros, é evidente que não conseguiremos isso em uma única encarnação, mas o primeiro passo deve ser dado o mais rápido possível.
                             É preciso aprender a controlar nossos pensamentos, pois o que vai em nossa mente define que tipo de pessoas e energias iremos atrair. Podemos causar mal a outras pessoas e a nós mesmos dependendo o tipo de pensamentos que emitimos, por exemplo: a inveja , o ódio, o desrespeito, a antipatia, entre outros, irá recair sobre nós, aumentando nosso débito e criando uma desarmonia em nosso corpo, mente e espírito.
                              Quando focamos em nossa auto melhora, automaticamente estaremos ajudando os que nos cercam com nosso exemplo. A felicidade e evolução do mundo não é conquista fácil e a curto prazo, muito pelo contrário, acontece lentamente para que nossas mudanças internas sejam edificadas em nosso coração e mente, lembre-se você faz parte do todo e o todo não está completo sem a sua parte.
                               Nossa responsabilidade no mundo é evoluir, crescer em moralidade, ética e amorosidade. Afinal estamos aqui e fazemos parte da situação atual do mundo, por nosso passado espiritual e por nossas ações no presente, há um único caminho a ser praticado que é o bem, exercitando dentro de nós a fraternidade, fazendo pelos outros o que desejamos que façam por nós. Praticando o que  já nos alertou o Mestre Jesus: ''fora da caridade não há salvação''. Busquemos o melhor e sejamos representantes do bem por onde andarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário