segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Geração extremamente sensível

       Na atualidade tem-se falado muito sobre essa geração de jovens extremamente sensíveis, são chamados de geração flocos de neve. Um floco de neve é lindo mas muito sensível, ao tocar qualquer coisa derrete e se desfaz.
       Na ânsia de criamos filhos perfeitos e obedientes, acabamos por deixa-los extremamente desprotegidos e com medo de tudo. A violência que nos assola, o medo de desastres e guerras, fez com que criássemos nossos filhos superprotegidos e se sentindo os melhores em tudo, não aceitam serem contrariados e não se submetem a qualquer regra, será que estamos criando nossas crianças para viverem no mundo ou em uma redoma que não existe?
        Psicólogos tem afirmado, que essa geração floco de neve, é formada por pessoas extremamente sensíveis ao ponto de vista que desafiam sua visão do mundo, respondem com uma suscetibilidade excessiva às menores queixas, tem pouca resiliência, muita vulnerabilidade e fragilidade.
       Cada geração responde a um modo de criação, isso não quer dizer que todos sejam iguais, mas uma boa parte dessa geração está passando por esses problemas em decorrência da criação que estão recebendo. No entanto não se pode negar que as diferentes gerações tem metas, sonhos e formas de comportamentos que são resultados das circunstancias ao qual passaram ou vivem.
       Essa geração tem muito valor também, são seres ligados ao meio ambiente, querem um mundo melhor para sem viver, extremamente inteligentes e estudiosos, mas em termos de emoção, totalmente desequilibrados, pois não aceitam que os outros possam saber mais ou tem alguma opinião diferente.
       O importante seria não colocarmos rótulos, mas sim analisarmos para entender e não repetir os mesmos erros na educação das próximas gerações, para que possamos dar a devida importância a inteligência emocional e a resiliência.
       Segundo os estudiosos erramos ao superproteger nossos filhos, pois eles acabam não aceitando que são passíveis de erros e ansiedades, ou seja, colocamos em suas mentes que são perfeitos  quando ninguém o é na realidade.
       Outra característica que define essa geração é o sentido desvirtuado do eu. Somos pessoas únicas e especiais, mais o outro também é, quando achamos que somente ''eu'' sou especial, estamos aumentando o egoísmo e a vaidade em limites exagerados e não aceitamos nada que seja diferente a isso. Nessas ocasiões percebemos que nem sempre o mundo é algo bom e tranquilo, ele pode ser hostil e ameaçador, causando-nos  atitudes de vitimização.
        Uma das características mais fortes dessa geração é a insegurança e catástrofe, tem um medo absurdo de se sentirem inseguras e criam tempestades em copo de água, como se diz. Tudo é motivo para desequilíbrio e medo, não reagem muito bem quando se sentem inseguras e tendem a descarregar seus anseios sobre o primeiro que aparecer.
        São pessoas amorosas mas ao mesmo tempo muito carentes, precisam se sentir seguras e aprovadas em suas atitudes, sentem um medo exagerado de errar e serem recriminadas. Precisam estar constantemente em acompanhamento psicológico para conseguirem viver uma vida equilibrada.
       O amor e a compreensão é a melhor forma de entrarmos em equilíbrio e ajudarmos essas pessoas que nos cercam, são seres em evolução como nós e precisam de respeito e apoio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário