quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O lado escuro da vitimização

         Tenho observado ultimamente que muitas pessoas vestiram a roupa da vitimização e não tiraram mais. Há uma certa comoção em relação as pessoas que sofrem, mas será que todos estão passando por sofrimento ou gostam de serem taxados de vitimas ou coitadinhos?
         Muitas medidas são tomadas por governantes em prol dessas pessoas, existe todo tipo de auxilio para as chamadas minorias, mas será que estamos ajudando ou fazendo-as continuarem no mesmo padrão de vida e mental.
         Eu sempre deixei claro que sou espírita, para alguns seguidores dessa ciência que atualmente mais parece uma religião onde se impõe mais do que se estuda, mas enfim, para os espíritas seguimos o lema que Kardec nos deixou ''Fora da caridade não há salvação''. Muitos nem sabem o que é caridade, acreditam que é doar ou ajudar os outros,mas na minha opinião a palavra abrange muito mais.
        Caridade é se ajudar em primeiro lugar, abrir a mente para o novo sem esquecer dos antigos ensinamentos, é ajudar sim, com palavras, carinho e o que for preciso para as pessoas conseguirem viver bem e se manter economicamente, emocionalmente e mentalmente. Nada adianta dar dinheiro ou comida se não os ensinamos a como ganhar seu sustento, pois aí vira o que está ocorrendo em nosso país, criou-se uma vantagem em ser coitadinho ou minoria, e muitos já estão lucrando com isso.
        Segundo os espíritos amigos, isso é a decadência da humanidade, a partir do momento que se cria diferenças ou minorias, estamos criando e incentivando a desigualdade moral do ser humano. Sem falar no mal gerado por esse tipo de energias que veiculam ao nosso redor, seja pelo fato de não podermos ajudar mais ou pelos que se fazem de coitadinhos.
        Estou falando das energias que andam circulando por aí, muitos já perceberam o mal que está afetando alguns sensitivos, pessoas de bom coração, médiuns e a sociedade em geral. O que podemos fazer pra acabar com isso?
        Certa vez, ouvindo um bate papo de Chico Xavier, ao qual alguém pergunta sobre o que fazer ao se sentir pena de alguma situação ou pessoa, a resposta dele foi ótima. ''Sempre que você sentir pena ou raiva de certa pessoa ou situação, você absorve e leva essa energia contigo, abraça e toma posse dessa energia, ela te pertence e te fará muito mal''.
        Como ajudar alguém sem carregar todo esse fardo?
        É simples, não nos envolvermos emocionalmente, mas quem em sã consciência consegue?
        Creio que devemos aprender a não levar tudo pro lado pessoal, ajudar sem querer a dor ou sofrimento do outro; eu aprendi isso nos anos que fiz conversa fraterna na casa espírita, as pessoas vêem até nós para desabafar e contar seus problemas, não estamos ali para resolver, mas para faze-los ouvir a voz da razão e procurarem mudar. Imaginem se levasse comigo todos esses problemas? Imaginem um psicólogo que atende 10 pessoas diariamente?
        É tempo mudanças internas, chega de vitimização ou ser o coitadinho da situação, só vamos evoluir quando aprendermos que ninguém passa por nada a toa, para tudo há uma explicação ou aprendizado, se não fosse assim não haveria evolução e nem necessidade de várias reencarnações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário