terça-feira, 5 de outubro de 2021

Almas gêmeas ou almas afins?

                ''A teoria das metades eternas encerra uma simples figura, representativa da união de dois espíritos simpáticos. Trata-se de uma expressão usada até na linguagem vulgar e que não se deve tomar ao pé da letra. Não pertencem de certo a uma ordem elevada de espíritos que a empregam. Necessariamente, limitado sendo o campo de suas ideias, exprimiram seus pensamentos com os termos de que se teriam usado na vida corporal. Não se deve, pois, aceitar a ideia de que, criados um para outro, dois espíritos tenham, fatalmente, que se unir um dia na eternidade, depois de haverem estado separados por tempo mais ou menos longo.'' Livro dos espíritos.
                 Essa informação nos conforta de certa maneira, pois aos que buscam uma completa igualdade e sintonia entre dois seres, podem-se frustrar na busca pelo par ideal em seus relacionamentos. Não podemos esquecer que estamos em uma experiência corporal, praticando ensinamentos e aprendendo no decorrer da encarnação, para isso é essencial o convívio com pessoas que pensem e tenham ideais diferentes. 
                 Amar e ser amado é uma experiência benéfica ao nosso aprendizado, afinal estamos aprendendo o verdadeiro sentido do amor. Amor é muito mais do que sexo, é companheirismo, empatia, solidariedade e amizade. Somos seres emocionais e portanto necessitamos estar próximos de outras pessoas, o amor independe de gênero, ele é sentido por dois espíritos.
                 O nosso próprio espírito repele ou sente-se atraído de acordo com que cada alma emanar. Por isso o ditado ''semelhante atrai semelhante'' é tão forte e verdadeiro. Nossas emoções, sentimentos e ações é que irão definir quem se aproxima ou se afasta, assim como, nossos aprendizados podem estar mais ou menos em sintonia com os aprendizados das pessoas que convivemos e atraímos. Nada acontece sem estar programado.
                  As vezes atraímos pessoas completamente diferentes, o fato de precisarmos conviver com pensamentos, energias e atitudes diferentes em um relacionamento, está associado a nossa aceitação de que a vida não é formada de iguais, mas sim de diferenças, isso acontece para nosso melhor aprendizado. É preciso lembrar que os relacionamentos tóxicos, violentos e abusivos não existem para nossa aceitação, nem são provas de resiliência, mas sim para desenvolvermos autonomia, coragem, fé e ensinamentos, afinal ninguém está amarrado a ninguém. Podemos e devemos sempre que for necessário, romper ou estancar qualquer relação que nos tire o direito do livre arbítrio, o direito do ir e vir e de expressar nossas opiniões, tudo é aprendizado, permanecer sofrendo é uma questão de escolha. 
                 Almas simpáticas estão por toda parte, são as quais reencarnam em grau evolutivo parecido, por isso sentimos essa sensação de igualdade. Podemos ser parecidos, mas cada um tem sua individualidade, coisas que compartilhamos e outras que pensamos deferente, essa é a grande beleza da encarnação, iremos atrair pessoas que nos ajudarão a crescer, evoluir e desenvolver potencialidades.
                As vezes temos a impressão que não conseguimos atrair ninguém que compartilhe de nossas opiniões e sentimentos, sentimos um vazio interior, um medo da solidão e um sentimento de inutilidade, isso acontece porque no fundo ainda não nos encontramos. Não sabemos o que realmente nos agrada, o que nos completa e nos faz bem. Para encontrar sua cara metade ou a pessoa que lhe completa é preciso em primeiro lugar se conhecer, entender suas emoções e compreender que não existe perfeição, nem alma gêmea, mas sim pessoas afins.
                Somos indivíduos únicos. O universo não criaria nada pela metade e nem apostaria a nossa tão pequena inteligência para encontrar em diversos mundos a outra metade que nos falta. Se isso fosse verdade viveríamos em busca e tristeza contínuas, afinal quantas vidas perderíamos nessa busca insana. 
                Certa vez ouvi um pastor dizendo que a alma gêmea é a pessoa que aceitou conviver ao nosso lado, não se importa com nossos defeitos e ainda assim nos ama. Achei perfeita a colocação, afinal estamos todos no mesmo barco, pendemos conforme o barco balança; porque perdermos tempo nos preocupando se quem está ao nosso lado é certo ou errado? Devemos aproveitar a caminhada e os aprendizados que chegam até nós. Valorize quem aceita suas imperfeições, desenvolva amorosidade, empatia e seja feliz. A vida é feita de momentos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário