sexta-feira, 22 de outubro de 2021

É possível conciliar uma relação saudável com espiritualidade?

              Somos espíritos, essências divinas em melhoramento, almas que viajam, nascem e morrem num ciclo evolutivo. A cada nova encarnação, um novo corpo e novas provas. Surgem novos relacionamentos, encontramos velhos e novos amigos, tudo com o intuito de sermos pessoas melhores.
              Quando iniciamos um novo relacionamento, seja de amizade ou afetividade, abrimos portas que ajudarão em nosso equilíbrio, aprimorando nossa espiritualidade, desenvolvendo a amorosidade e nos tornando mais fortes no enfrentamento das dificuldades.
                Fica evidente que a busca pelo equilíbrio é responsabilidade individual, cabe a cada um de nós esse trabalho, essa luta diária é intransferível, por isso não devemos delegar aos outros a responsabilidade de nossa evolução, mas podemos buscar relacionamentos que nos auxiliem e nos impulsionem no sentido moral e espiritual.
                Para entendermos o que é um relacionamento saudável, precisamos refletir sobre o que entendemos por relacionamento, em que acreditamos, o que nos parece ou não normal em uma relação, pois, por mais que não exista obrigação em estarmos unidos a alguém, faz bem ter um ombro amigo, alguém que nos conforte e ajude nos momentos difíceis.
                '' Um dos maiores prazeres que nos são concedidos na terra é o de encontrar um coração que com o nosso simpatize''. A doutrina espírita nos conforta com a certeza de que jamais estaremos sozinhos, a vida aqui na terra é uma passagem, cedo ou tarde reencontraremos nossos amores.
                 Já que não existem regras ou manuais de instrução que determinam o que é uma relação saudável, o auto conhecimento é o melhor caminho. É necessário identificarmos o que é saudável a cada um de nós em um relacionamento, mas algumas coisas são primordiais e não podem faltar, tais como: respeito, companheirismo, comunicação e confiança, o amor é a consequência lógica dessas construções de equilíbrio.
                 No livro Amorosidade de Wanderley Oliveira encontramos: '' O amor de verdade não gera ansiedade. Gera equilíbrio, paz e harmonia.''
                 Um relacionamento saudável não é aquele que não possui conflitos ou problemas, mas o que possui a vontade de aprender e melhorar. Nós somos seres imperfeitos, lutando todos os dias para corrigir e lidar com nossas próprias limitações e muitas vezes isso irá incidir em nosso parceiro. Nesse momento é preciso discernimento para não extrapolar nossas emoções e acabar criando
desentendimentos. É preciso amorosidade e respeito para se manter uma relação saudável.
                 Como somos seres espirituais, vibramos e geramos energia constantemente, portanto é imprescindível a procura por relacionamentos empáticos e sensitivos, onde exista a união de amorosidade e espiritualidade, somente assim teremos um relacionamento saudável e espiritual.
                O casamento é o encontro de almas que buscam crescer e amadurecer, com a convivência se autodescobrem e se ajudam mutuamente, aprimorando assim o divino laboratório do matrimônio. A convivência com o outro nos trás muitos desafios, mas também oportunidades de aprender e renunciar interesses egoístas, buscando a harmonia no lar, priorizando o amor e o respeito.
               Observemos que cada um de nós temos um papel individual na evolução coletiva, ninguém cresce sozinho, assim começaremos nossa transformação moral através dos conhecimentos adquiridos nessa e em outras existências. Os laços que aqui foram criados, sejam eles passageiros ou eternos, são oportunidades de crescimento e trabalho na reforma intima e nos relacionamentos.
                Que possamos desenvolver em cada um de nós o amor desinteressado e com muita dedicação, pois o amor de verdade atravessa as barreiras do tempo e do espaço, perdurando por nossa verdadeira vida espiritual. Estamos temporariamente vivendo na terra, mas nossa real casa é o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário