sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Fazer o bem, faz muito bem

              Qual é a grande importância em se fazer o bem e ser do bem? Mahatma Gandhi, líder espiritual indiano expressou: ''seja a mudança que você quer ver no mundo'' Com outras palavras e com muita sabedoria, madre Tersa de Calcutá nos diz: ''o que eu faço, é uma gota no meio do oceano; mas sem ela o oceano será menor''.
              O que esses líderes tentaram nos dizer com suas atitudes e lutas? Eles lutaram contra os preconceitos da sociedade, dedicaram suas vidas na ajuda aos pobres e pelo bem comum. Se sentiam realizados em ajudar sem receber nada em troca, lembro-me de uma entrevista ao qual o repórter pergunta a Tereza:  por algum valor substancial a senhora deixaria de cuidar de um leproso? Ela em sua candura peculiar responde: não existe dinheiro ou beneficio que me faça deixar de seguir em minha missão de aliviar a dor de quem sofre.
              Para a grande maioria de nós, que tem seu foco nos bens materiais e no benefício próprio, doar uma parte de nosso dia para ajudar os que sofrem não é algo que fazemos com prazer. Muitas vezes trabalhamos no bem para ganhar alguma vantagem ou mesmo para ser notado. Essa é a triste realidade do ser humano.
              O grande mandamento que Jesus nos deixou é ''amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo''. Isso nos faz refletir sobre a importância de fazermos o bem, de trabalharmos em nós mesmos o espírito de solidariedade e de compartilhar esse belo sentimento de amor e caridade.
              É necessário abdicarmos de certo tempo livre em prol da transformação interior, assim como devemos modificar nossa vida com boas ações, ampliando dessa forma a nossa moral, a ética e espiritualidade.
               Pesquisas recentes mostram que ajudar o próximo proporciona benefícios enormes em nós mesmos, além de fazer crescer em nosso interior os sentimentos positivos, ajuda no combate da depressão, diminui a ansiedade, aumenta nossa imunidade e resistência a doenças autoimunes; sem falar que fazer o bem faz muito bem.
               Algumas pessoas não sabem por onde começar, quanto tempo dedicar de sua semana em prol dos outros, até porque a grande maioria de nós ainda depende do trabalho para sobreviver. Segundo os espíritos amigos, para praticar o bem não é preciso de grandes ações, nem mesmo ir muito longe, a oportunidade pode estar mais próxima do que se imagina.
              A primeira ajuda deve ser com os que estão mais próximos, nossos familiares, amigos e nós mesmos. Que tal você dedicar um tempo para fazer companhia a um tio adoentado? Ouvir com paciência seu pai ou mãe? Ajudar um vizinho ou mesmo um estranho a carregar as compras? Quando foi que você tirou algumas horas do seu tempo para relaxar, ouvir aquela música que te acalma? 
              O amor, a caridade, a doação e a vontade em ajudar possuem um grande poder, são capazes de transformar o egoísmo que ainda impera no mundo e o ser humano, causando muito sofrimento. Vale a pena pensar a respeito, tentar encontrar uma fórmula para fazer a diferença no planeta e em nós mesmos. 
               Fazer o bem é algo que nos impulsiona a sermos pessoas melhores, mais amorosas e equilibradas. Mude sua vida, transforme a vida de alguém e você será muito mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário