sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Dicas para conseguir manter a paz interior

              Todos queremos um vida tranquila, focada em realizações, a grande meta da vida é viver bem, amar e ser amado, ser feliz e ter um bom emprego. Estas são as realizações que todos almejamos, mesmo quando o mundo exterior está tranquilo, muitas vezes nós não estamos, pois o que realmente conta é possuirmos paz de espírito.
              A paz interior pode parecer uma meta elevada ou pensamento de quem é espiritualizado, mas não é nada disso, ter paz é um estado de espírito que pode ser alcançado por qualquer um de nós, mesmo os que vivem uma vida atarefada, cheia de responsabilidades e desafios. O grande desafio é manter a mente em equilíbrio, afinal uma mente turbulenta não consegue ficar em paz.
             Para te ajudar nessa mudança em busca da paz interior darei algumas dicas, que quando seguidas tem o resultado garantido. A dica principal é aceitar quem você realmente é. Você tem sua individualidade construída ao longo de sua vida, aceite que a partir dos erros, chegarão os acertos, ninguém nasce sabendo tudo, sem erros não existe acertos. A auto aceitação deve ser incondicional, pois você merece e deve amar a si mesmo, antes de amar outra pessoa.
              Reconheça que você tem pontos fortes e que suas fraquezas te ajudam a crescer, afinal faz parte de nossa meta evolutiva aprender constantemente, não espere reconhecimento de ninguém, a não ser de você mesmo. 
               A segunda dica de paz interior está relacionada as coisas que circulam ao seu redor. Aceite que tudo está onde deve estar, as coisas são como devem ser, não fique brigando contra o universo, não resista, não lute contra algo que você não tem controle. O que quer que esteja acontecendo no momento presente é para ser dessa forma, diga sim a tudo.
               Nenhuma discussão mudará o momento presente, você pode planejar o futuro, mas não pode mudar o presente, pois ele é consequência de seus atos do passado. Se revoltar com as situações do presente só irá gerar sofrimento. Em vez de lutar ou negar, aceite e se entregue, tudo está no lugar certo.
               A terceira dica valiosa de paz interior é sempre corrigir os seus erros, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Alivie sua mente das dores e do remorso. Todo mundo comete erros. Para sentir paz é preciso admitir quando estamos errados.
               Observe a vida com olhos amorosos, veja a beleza em tudo e todos. Perceba sempre o lado bom das pessoas e tente esquecer o mal praticado por quem está próximo. Exercite seu olhar generoso, aprenda a olhar a sua volta, poderás encontrar muitas coisas e pessoas fantásticas em seu caminho. Isso te ajudará a sentir paz com o mundo.
               Ser paciente é a quarta dica de paz interior. Alcançar a verdadeira paz é um processo lento, mas verdadeiro. Reserve um tempo para você experimentar e desfrutar de sua jornada evolutiva, principalmente se estiver se recuperando de algum trauma físico, emocional ou mental. Permita-se vivenciar o processo de recuperação em sua plenitude, não antecipe nada, afinal o tempo é seu aliado. Você pode alcançar a paz interior e ainda viver uma vida com muitos propósitos e direcionamentos, podendo dedicar o tempo certo para sua recuperação.
               Aprenda a desenvolver uma perspectiva pacifica. Jamais esqueça que a paz interior precisa de tempo para se desenvolver. Ser pacifico e tenha a mente apaziguada é um desafio que deve ser vencido. As flutuações emocionais podem surgir no decorrer do dia, aprenda a lidar com isso, pois sempre haverá momentos em que você se sentirá mais tranquilo do que as pessoas ao seu redor, lembre-se, você está em aprendizado e evoluindo, priorize os momentos de calmaria.
               Se engaje no tempo presente. Pense menos no passado ou futuro, viva o hoje intensamente. Sua mente deve estar onde seu corpo está, quando corpo e mente estão em desalinho temporal, você perderá energia e bom humor, viverá cansado e sem motivação. Medite e reconecte-se de maneira amorosa, para estar centrado, calmo e em paz.
               Tente não se prejudicar, essa é uma das formas maravilhosas de adquirir paz interior. É muito fácil permitir que a negatividade entre em nossa mente, quando esperamos ou tememos determinadas situações, geramos ansiedade e uma expectativa desnecessária em nossa vida. Esteja aberto a novas experiências. Abandone a necessidade de controle, pois se não controlamos nem nossas emoções, imagine se seremos capazes de controlar a nossa vida. A única coisa que devemos evitar são as pessoas negativas.
                Seja apenas feliz. Essa é a ultima dica de paz interior. Reserve um tempo para fazer as coisas que te fazem bem, que aumente o seu prazer e que promova sua felicidade. Satisfaça seus pequenos desejos. Seguir em frente e estar focado no seu caminho é o começo da paz interior. Tente se conectar com outras pessoas, mas jamais se esqueça de você mesmo. Lembre-se que todos somos seres valiosos, portanto interaja, quem se exclui do convívio, está automaticamente sabotando sua chance de felicidade e paz.
               Em qualquer situação, primeiro relaxe, depois reflita e com cuidado aja. Você é seu maior incentivador, não desanime. Corra atrás de seus sonhos, foque no que é importante e tenho certeza que você terá paz interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário