quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Porque precisamos sofrer para evoluir?

              Que atire a primeira pedra aquele que nunca questionou o porque de estarmos vivendo no planeta terra. Porque passamos por certas provações, doenças e dificuldades? Qual é a verdadeira causa de precisarmos reencarnar vida após vida neste mesmo planeta? Estou em missão ou pagando contas?
              Somos seres pensantes, portanto, tenho certeza que você, assim como eu, já se fez essas perguntas. Segundo a doutrina espírita e as religiões espiritualistas, todos os espíritos, encarnados e desencarnados, têm missões e ocupações para cumprir, sempre focando no bem e com o objetivo de se aperfeiçoar. Tanto para si como para a humanidade, sempre em busca de desenvolvimento e da evolução.
              As missões e/ou ocupações que são postas em nosso caminho, variam de espírito para espírito e também estão associadas as necessidades de cada um de nós, do que precisamos aprender ou desenvolver em nosso íntimo. 
              Nem todas as ocupações e missões nos são atribuídas por castigo como a grande maioria acredita. Na realidade não existe castigo ou punição, mas sim lei de causa e efeito. Passamos por certas dificuldades para que cada um de nós consiga desenvolver certas potencialidades e aprimoramentos, precisamos desempenhar determinadas funções em prol de nossa melhora e para conseguirmos ver onde erramos e transformar este erro em acerto.
              No livro dos espíritos, questão 558, Kardec pergunta aos espíritos superiores, se nós como espíritos que somos, fazemos algo a mais do que o aperfeiçoamento espiritual? A resposta foi: '' Cooperam para a harmonia do universo, executando as vontades de Deus, de quem são ministros. A vida espírita é uma ocupação contínua, mas que nada tem de penosa, como acontece na vida terrena, pois não há a fadiga corporal, nem as angustias da necessidade.''
              Os espíritos superiores deixam claro que a vida continua e o aperfeiçoamento também, aprendemos no plano extrafísico e vivenciamos este aprendizado na reencarnação. É no plano físico que colocamos em prática tudo o que aprendemos como espírito imortal que somos. É através da reencarnação que conseguimos absorver verdadeiramente os aprendizados, afinal das contas, estudar não é o mesmo do que vivenciar e entender.
              Todos que estão vivendo no planeta terra tem sua utilidade, o mal existe para que possamos discerni-lo do bem, só conseguimos ser espíritos melhores quando o mal não exercer nenhuma influência sobre nós, quando nossas atitudes e ações suprimirem o mal interno e externo. Este é o grande aprendizado. Não basta observar ou não praticar o mal é preciso fazer o bem.
                No capitulo X do livro dos espíritos fica evidente que tanto no plano espiritual como no físico, recebemos missões e ocupações, seja na forma principal ou auxiliando, todos temos como objetivo principal o desenvolvimento pessoal e espiritual, todos sem exceção são uma parte do todo.
               Mesmo aquele espírito que parece estar em repouso absoluto, como por exemplo pessoas em coma, com doenças degenerativas que parece que estão descansando ou a passeio, possuem uma utilidade. O espírito continua a desenvolver seu trabalho, focará em refletir, pois a mente não descansa nunca, seu corpo servirá de trabalho para os que estão próximos, pois todos precisamos aprender algo, aprender a amar incondicionalmente.
                Nossa verdadeira missão é aprender constantemente, desenvolver amorosidade e amor próprio, controlar e equilibrar nossas emoções, sentimentos, ações e reações, para após ajudarmos no progresso da humanidade, lembre-se você não evolui sozinho, o planeta todo precisa estar na mesma energia vibratória de mudança e equilíbrio. 
                Pela lógica não precisaríamos sofrer, se aceitássemos as dificuldades como impulsos de mudanças e crescimentos, mas ainda somos crianças espirituais e teimamos em querer controlar nosso caminho e aprendizado. Somos tão cegos espiritualmente, que não observamos a dor de quem está próximo, pois estamos somente focados em nossa própria dor.
                Cada um de nós possui missões e ocupações para sermos pessoas melhores, ninguém chega a faculdade sem começar pelo jardim da infância, ou seja, aceite que você está em aprendizado, somos alunos dessa matéria chamada vida espiritual. Ame sua vida, valorize quem está ao seu lado neste caminho cheio de degraus e pedras. 
                 As dificuldades aparecem somente para os que querem a mudança, ninguém possui uma cruz ou fardo maior do que possa carregar, você decide se o fardo é leve ou pesado. Aceitar e trabalhar na modificação interna e externa é o caminho do equilíbrio. Seja feliz com suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário