terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Existe alma gêmea?

   
       Encontrar um grande amor e ser feliz para sempre é o sonho da maioria das pessoas. Muitos passam a vida idealizando a sua cara metade, outros quando se apaixonam, logo acreditam que encontraram a pessoa perfeita, até o momento que surge algum problema ou decepção. Como consequência, cria-se uma desilusão fazendo com que se desmorone como um castelo de areia.
       A crença da alma gêmea vem da antiguidade. Diz a lenda que Deus na criação do mundo, uniu homem e mulher num só corpo, na Bíblia diz-se que a mulher saiu da costela do Adão, mas após a queda do paraíso, homem e mulher se distanciaram. E desde então continuamos a procurar a nossa outra parte, ou seja a pessoa que nos completa, independente do gênero sexual.
       Segundo a psicologia junguiana que leva em conta a linguagem simbólica, o termo alma gêmea simboliza o arquétipo da felicidade. Alguns psicólogos acreditam que com os tempo os conceitos evoluíram, e o príncipe encantado que chegaria num cavalo branco, foi substituído por uma pessoa que pense e tenha os mesmos ideais como a gente, ou seja a cara metade ou companheiro ideal...
       Já a ficção alimenta a fantasia das pessoas, que muitas vezes fogem da realidade, pois como sabemos não existem pessoas perfeitas ou criadas exclusivamente para nós.
      O espiritismo nos esclarece que não existem dois espíritos criados um para o outro, mas sim, podem ter em comum os mesmos interesses e afinidades. O espírito imortal pode encontrar em sua trajetória evolutiva muitos espíritos afins. Essa busca pelo grande amor, significa a aspiração da alma por uma felicidade completa.
        Na pergunta 386 do livro dos espíritos, explica que duas pessoas que se amam, podem se encontrar em muitas vidas, não se reconhecem, mas, são atraídos um para o outro por causa de um sentimento muito forte e verdadeiro, sem conseguirem uma explicação racional. Frequentemente isso ocorre, pelo fato de existir uma ligação intima fundada numa afeição sincera.
        Isso nos leva a uma reflexão: como aprender a conviver e aceitar as diferenças, mesmo quando há uma grande afinidade e também muito amor entre estes espíritos afins, pois cada qual trilha um caminho na jornada evolutiva. Creio ser esta é a parte mais difícil em qualquer relacionamento, sabermos a hora de recuar, o momento de perdoar, ter paciência e tolerância é muito importante nestes momentos....
        Independente do nome, seja alma gêmea ou espíritos afins, uma coisa é certo, nada acontece facilmente e nem tudo é um mar de rosas, convém termos sempre a mente e o coração abertos para novas experiências....
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário