quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Quem é Deus?

   
         Em um congresso de teologia, fizeram a seguinte pergunta: Quem é Deus?
         Muitos responderam: o ser mais puro, a luz na escuridão, um modo de vida, o ser supremo; mas no fundo ninguém tinha uma resposta específica.
         No livro dos espíritos quando kardec fez a mesma pergunta, obteve a seguinte resposta: ''Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas''.
         Mas no fundo não é uma resposta muito clara, pois segundo os espíritos daquela época, nós ainda não tínhamos inteligência pra entender o que é Deus. Kardec deixa isso bem claro em seu comentário: ''A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da humanidade, o homem o confunde frequentemente, com a criatura, da qual lhe atribui as imperfeições. Mas à medida que o senso moral se desenvolve nele, seu pensamento penetra melhor o fundo das coisas, e dele faz uma ideia mais justa e mais conforme a sã razão, embora sempre incompleta''.
        Somos ainda crianças espirituais, mas uma coisa já sabemos, Deus é um ser completo e pleno. Eu acredito que um dia nós seremos deuses, afinal o próprio Cristo já nos disse; mas Deus só existe um, que é o pai de todos nós.
        Quando Jesus nos disse que seremos deuses, acredito que ele falava da evolução espiritual, um dia seremos seres celestes, onde somente o bem impera, mas por enquanto ainda estamos estagiando neste planeta onde o mal ainda vigora, e nós ainda temos instintos animalescos e só pensamos em nossa sobrevivência e bem estar.
        No dia que chegarmos a seres celestes, nossa preocupação será somente com o bem de nossos irmãos menos afortunados, creio que este dia ainda vai demorar a chegar, mas algo é certo, só depende de nós a mudança...
        Termino esta reflexão com uma frase de Kardec que gosto muito:''A inteligência de Deus se revela em suas obras, como a de um pintor em seu quadro, mas as obras de Deus não são mais o próprio Deus, e o quadro não é o pintor que o concebeu e executou''.
         ''Sou uma gota no oceano, mas o oceano não seria oceano sem minha gota''. Tereza de Calcutá .
         ''Sou um grão de areia no deserto''. Chico Xavier.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário